Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Worten pretende manter operação em Espanha e executa plano de redução de custos

Por a 7 de Fevereiro de 2020 as 12:43

Worten Lubango 2A Worten está a executar um plano de redução de custos operacionais em Espanha, consequência dos resultados líquidos negativos que a operação tem vindo a acumular ao longo dos anos. A insígnia da Sonae reitera, no entanto, estar comprometida com a continuidade da operação.

“No último ano, a Worten iniciou a implementação de um plano de revitalização das suas operações em Espanha Continental, com o objetivo de melhorar a sua rentabilidade, tal como comunicado ao mercado em 2019”, referiu fonte oficial da Worten ao Hipersuper.

Em causa estão os resultados de uma auditoria realizada pela PwC a colocar em causa a viabilidade da operação da Worten em território espanhol, conforme foi noticiado pelo Cinco Dias. O plano da Worten passa pela “aposta num modelo omnicanal, que conjuga lojas físicas e online, bem como pela redução de outros custos operacionais”, adianta a mesma fonte.

A filial espanhola registou perdas de 26 milhões de euros em 2018, um aumento de 23% face ao exercício anterior, segundo as contas depositadas pela empresa em Espanha reveladas pelo Cinco Dias. “A empresa promoveu o crescimento dos canais digitais e o encerramento de 14 lojas físicas sem viabilidade económica no contexto competitivo atual, o que permitiu desde logo melhorar a rentabilidade da operação, servindo mais clientes de forma mais eficiente”, explica fonte oficial da Worten.

Os prejuízos da empresa continuaram no primeiro semestre de 2019, conforme o relatório da PwC. Os 26 milhões de prejuízos acumulam com mais de 320 milhões de euros de perdas de anos anteriores. O documento refere a existência de prejuízos “acumulados até ao primeiro semestre do exercício de 2019”, que resultaram na redução do património para um valor inferior a metade do capital social. Indica ainda que o passivo corrente era 67 milhões de euros superior ao ativo corrente no final de 2018.

A Worten continua, ainda assim, “comprometida com a sua operação em Espanha e continuará a desenvolver a sua estratégia e a honrar todos os seus compromissos, beneficiando do apoio e solidez de um acionista de referência que é a Sonae”, garante fonte oficial da empresa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *