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Vinalda triplica vendas desde aquisição por parte de grupo GLD

Por a 7 de Fevereiro de 2020 as 12:14

Vinalda1A Vinalda atingiu vendas de 12 milhões de euros em 2019, o que representa o “triplo” face à faturação de 2014, antes da aquisição por parte do grupo GLD.

A distribuidora de bebidas espera este ano aumentar as receitas para os 14 milhões de euros, através de “novas marcas já acrescentadas ao portefólio” e também através da exportação.

Para isso, conta com um “orçamento de vendas próximo de um milhão de euros”, direcionado a “pequenos e médios mercados mais próximos, prioritariamente europeus e africanos”, revelou o diretor-geral, José Espírito Santo (na imagem), durante a II edição do Vinalda Wine Experience, realizada na última semana.

A mais antiga distribuidora nacional de bebidas, fundada em 1947, estima que a exportação venha a representar as mesmas vendas que o mercado nacional, “em dez anos”.

Num balanço ao período pós-aquisição por parte do grupo GLD, em 2015, a Vinalda refere que “duplicou a quota de mercado, focando a atividade na venda indireta, através de uma rede de parceiros grossistas, apostando nos vinhos de qualidade e nas águas premium (San Pellegrino e Acquapanna), subcontratando a logística e adquirindo novos e modernos sistemas de gestão (SAP, SalesForce, Cloud, Mobility)”, destaca em comunicado.

Atualmente, mais de 60% do negócio da distribuidora está centrado no canal horeca e cash & carrys. Nesta última área, a empresa visa “apostar ainda mais”, considerando que os seus maiores clientes são hoje o Continente, a Solbel, a Empro, a Makro, o Pingo Doce, a Auchan, o Lidl, o Recheio, a Castro Linhares, o Garrafinhas, o Intermarché, o Estado Líquido e a Spar.

“A Vinalda acompanha diretamente mais de 3.000 clientes e indiretamente (através dos seus agentes) pode alcançar mais de 100.000 clientes”, salienta José Espírito Santo, acrescentando que a empresa lidera “vários segmentos do mercado, como na região do Dão, nos vinhos biológicos, nos vinhos vegan e nas águas premium”, o que mostra que “estamos muito atentos às tendências do mercado”.

Para os próximos cinco anos, a Vinalda tem como objetivo “recolocar-se como líder da distribuição independente de vinhos, focada nas marcas que representa e na prestação de serviços aos seus clientes e parceiros”, segundo o diretor-geral da empresa.

Segundo o diretor-geral, “a estratégia tem vindo a ser definida pelo diretor de exportação, Ricardo Tavares, que tem mais de 20 anos de experiência nesta área, em conjunto com alguns produtores”, como são exemplo António Saramago, Dom Ponciano, Quinta da Biaia, Titan of Douro, entre outros. A empresa ressalva que foram estabelecidas parcerias com este produtores, que não engloba necessariamente a distribuição por parte da Vinalda em Portugal.

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