Data Center Distribuição Homepage Newsletter

Projeto para retirar carros da baixa lisboeta traz “novas oportunidades para comércio de rua”

Por a 6 de Fevereiro de 2020 as 13:09

JLL_LisboaA CBRE antecipa um maior dinamismo do comércio de rua na cidade de Lisboa em 2020, devido não só à esperada reabilitação de edifícios, que irá “continuar a proporcionar novas aberturas de lojas nos centros históricos”, mas também à iniciativa Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado (ZER ABC), anunciada pela Câmara Municipal da capital.

O projeto irá proibir a circulação da generalidade dos automóveis na baixa lisboeta, a partir de agosto deste ano, e prevê intervenções em vários locais, no sentido de aumentar a circulação pedonal e fomentar os transportes públicos.

Segundo Carlos Récio, senior director A&T Retail da CBRE, “estas medidas vêm permitir um olhar renovado sobre o centro da cidade, trazendo novas oportunidades para o comércio de rua em Lisboa. Artérias até aqui pouco posicionadas junto dos operadores do retalho, como a Rua da Prata, na baixa da cidade, ganham novo dinamismo, tornando-se potenciais vias de interesse para investidores e proprietários”.

As rendas no comércio de rua devem aumentar este ano “na ordem dos 4%”, face ao ano transato, na Rua Garrett, uma das vias abrangidas pela iniciativa ZER ABC, destaca a consultora imobiliária, em comunicado.

Um perímetro alargado do centro urbano será beneficiado pela redução da circulação de veículos privados – espera-se uma redução de 40 mil carros -, contando ainda com uma reforçada rede de transportes públicos elétricos, que irão contribuir para uma redução de 60 mil toneladas das emissões de CO2 nesta zona.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *