Homepage Logística Newsletter

Consórcio europeu procura em Lisboa projetos de blockchain para áreas como retalho

Por a 5 de Fevereiro de 2020 as 11:17

BlockStart Boat 3 - Frederico SantosArranca em Lisboa o primeiro programa de aceleração do consórcio europeu de blockchain liderado pela Bright Pixel. As candidaturas para o BlockStart estão abertas. Programadores e startups têm até dia 10 de fevereiro para submeterem os seus projetos.

Procuram-se inovações desenvolvidas com recurso à blockchain e com aplicabilidade nas áreas do retalho, da fintech e tecnologias da informação e comunicação. As dez melhores receberão um financiamento de 20 mil euros, equity free, e mentoria durante um período de desenvolvimento de quatro meses.

Das candidaturas, serão selecionados 20 projetos para se apresentarem junto de dez pequenas e médias empresas (PME) das áreas abrangidas. O que acontecerá durante o primeiro dia do Pixels Camp, um encontro de três dias destinado à comunidade tecnológica que decorre de 26 a 28 de março, no Pavilhão Carlos Lopes.

No fim do primeiro dia do evento serão revelados os dez projetos vencedores, selecionados por um juri constituído por especialistas e pelas próprias PMEs.

Depois disso, os projetos escolhidos terão um período quatro meses para, com mentoria, desenvolverem os seus protótipos. Destes, os cinco que melhor se enquadrarem com os desafios das empresas serão escolhidos para serem implementados durante um período de dois meses.

“Aliámos o BlockStart ao Pixels Camp por ser um dos momentos altos do ano para a Bright Pixel e para a comunidade tecnológica. Será uma oportunidade interessante para demonstrar alguns potenciais casos de uso da tecnologia blockchain e dinamizar parcerias entre startups e PME de forma a termos produtos que melhor  respondam a necessidades do mercado”, explica Frederico Santos, coordenador do programa.

O BlockStart é um projeto europeu liderado pela Bright Pixel em parceria com a comunidade tecnológica F6S e a consultora de inovação CIVITTA. O programa em cerca de 800 mil euros para apoiar 60 empreendedores e 60 PME, além de potenciar boas práticas de utilização da tecnologia de blockchain, através de workshops, conferências e relatórios, junto da Comissão Europeia e restantes intervenientes no ecossistema de inovação europeu.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *