Homepage Newsletter Ponto de Venda

Pablo Isla é eleito melhor CEO da década pela Forbes

Por a 3 de Fevereiro de 2020 as 17:58
Pablo Isla no ano em que assume a presidência do grupo Inditex

Pablo Isla no ano em que assume a presidência do grupo Inditex

O líder da Inditex, Pablo Isla, foi considerado o melhor CEO da década (2009-2019) pela revista Forbes.

A justificação para Isla ocupar o topo da lista da publicação reside no facto de a companhia, sob o seu comando, ter aumentado em sete vezes o seu valor. Além disso, o CEO da Inditex conseguiu triplicar a dimensão do grupo dono da Zara.

A companhia detém, neste momento, mais de 7.400 lojas e uma presença online em mais de 200 mercados. O número de trabalhadores é 170 mil. Só nos últimos cinco anos, o grupo Inditex criou 52 mil postos de trabalho, dez mil dos quais em Espanha.

A companhia, segundo a Forbes, trabalha com 1.866 fornecedores e com 7.235 fábricas em todo o mundo.

O grupo espanhol possui 355 lojas com as oito marcas que opera em Portugal. A Inditex trabalha, no País, com 161 fornecedores.

Pablo Isla foi nomeado vice-presidente e CEO da Inditex em 2005, ano  da inauguração de 700 lojas no mundo e da entrada na Costa Rica, Filipinas, Tailândia, Mónaco e Indonésia.

Isla assume em 2011 a presidência, numa altura em que a Zara começou a vender os seus artigos nos Estados Unidos e no Japão no canal online.

No ranking dos cem melhores CEO do mundo desenvolvido pela revista Harvard Business, Isla alcançou a terceira posição em 2015. Em 2017 é eleito o melhor presidente executivo do mundo pela mesma publicação, tendo sido reeleito no ano seguinte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *