Homepage Newsletter Ponto de Venda

SPV, CTT, Aldi e Auchan entre aderentes ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 (atualizada)

Por a 29 de Janeiro de 2020 as 14:47

Compromisso Lisboa VerdeA Sociedade Ponto Verde (SPV), os CTT – Correios de Portugal e as retalhistas Aldi e Auchan são algumas das entidades que acabam de assinar o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030. 

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa visa assegurar a contribuição dos vários agentes económicos para o alcance dos objetivos e metas definidas no âmbito do Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima.

A assinatura deste compromisso faz também parte de um programa mais alargado que irá ser levado a cabo durante este ano em Lisboa, que foi a cidade escolhida, pela iniciativa European Green Capital Award, da Comissão Europeia, para hastear a bandeira de Capital Verde Europeia em 2020. É a primeira vez que uma capital do sul da Europa recebe esta nomeação.

Foi Clara Costa, diretora de comunicação e responsabilidade corporativa, que representou a Auchan na cerimónia de assinatura do compromisso, que decorreu esta quarta-feira no Jardim da Amnistia Internacional, na presença de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A retalhista reiterou os seus compromissos “alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento sustentável da ONU”, comprometendo-se com 12 medidas, entre as quais “ter, este ano, 6% das vendas no total de produtos frescos de produtores locais; 95% de valorização de resíduos e menos 20% das emissões de CO2 face a 2018; e ter um projeto anual de reflorestação ou proteção de florestas”.

A Aldi comprometeu-se com uma série de medidas em relação à eficiência energética, de utilização de água e mobilidade. Além disso, a discounter vai substituir, até fevereiro deste ano, os sacos de plástico de utilização única feitos de material de origem fóssil por material reciclado. Em todas as lojas do concelho de Lisboa, os sacos muito leves de utilização única serão feitos de material biodegradável.

A SPV irá dar seguimento a um “conjunto de medidas em áreas como a mobilidade, eficiência energética e hídrica, promoção da Economia Circular e o incentivo e sensibilização da população para a importância do contributo individual para prossecução destes objetivos”, explica a em comunicado.

Os CTT destacam, por sua vez, a implementação até 2030 de melhorias em diversas áreas de atuação além da mobilidade, entre elas a “eficiência energética ou a redução da produção de resíduos”. Os correios já contribuíram com uma “redução de 64% das emissões carbónicas para as metas setoriais definidas no âmbito do programa de sustentabilidade setorial do Internacional Post Corporation (IPC), entre 2008 e 2018”, dão conta, também em comunicado.

Outras signatárias foram a Sonae MC, que foi representada no evento por Vítor Martins, diretor de Ambiente da  dona do Continente, a Sonae Sierra – que comprometeu-se a implementar medidas sustentáveis adicionais nos centros lisboetas Colombo e Vasco da Gama – e a DHL, entre outras.

No âmbito da iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia em 2020, estão previstos ainda encontros, exposições, seminários e conferências no decorrer do ano.

*Notícia atualizada no dia 31 de janeiro de 2020 com mais informação sobre as signatárias do compromisso

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *