Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Sonae MC regista em 2019 “maior crescimento de vendas em mais de dez anos”

Por a 29 de Janeiro de 2020 as 21:28

continenteA Sonae MC reportou um volume de negócios de 4,7 mil milhões de euros em 2019, o que traduz um aumento de 9,2% face a 2018 e de 3% em vendas comparáveis

A companhia dona do Continente refere que é o maior crescimento de vendas em mais de dez anos, segundo comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre as vendas preliminares de 2019.

“Estamos orgulhosos com o nosso desempenho comercial em 2019, com crescimento assinalável de vendas no global e no universo comparável de lojas, e um quarto trimestre robusto a encerrar o ano”, refere Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, citado no mesmo documento.

O dinamismo da expansão do portefólio, refere o comunicado, fica patente na abertura de 91 lojas, o que significa um acréscimo de 36 mil metros quadrados.

A companhia realça o contributo do desempenho sustentado verificado no quarto trimestre para os resultados positivos no encerramento do ano. O crescimento das vendas neste período foi de 8,1%, em termos homólogos, para 1,3 mil milhões de euros.

“Executamos a nossa estratégia de forma exemplar ao longo do ano, e continuamos a fazer progressos relevantes em todas as vertentes da experiência de compra, suportados numa proposta de valor atrativa e numa notoriedade de marca recorde”, acrescenta o CEO da Sonae MC.

Os hipermercados da Sonae tiveram vendas, no total do ano, de 1,7 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 1,9% em relação ao ano transato. Os supermercados, por seu turno, registaram um volume de negócios de 2,2 mil milhões de euros, traduzindo um crescimento de 7,9%. As vendas comparáveis subiram 3,1%.

“Os hipermercados apresentaram um sólido crescimento, permanecendo um caso de sucesso. Os supermercados reportaram um desempenho dinâmico, capitalizando atributos distintivos de proximidade, críticos para os consumidores”, avança o documento.

A Sonae MC indica que “as principais categorias cresceram acima do mercado”, tendo existido um “forte crescimento de volumes liderado por alimentar e frescos”.

“A oferta alargada de nutrição saudável, cada vez mais valorizada pelos clientes, reforçou o crescimento do negócio. O desempenho da marca própria foi também muito positivo, suportado em inovações contínuas de produto e ajustamentos seletivos na gama”, assinala o comunicado.

Em termos de novos negócios, a Sonae MC reportou uma faturação de 810 milhões de euros, o que corresponde a um incremento no volume de negócios de 32,9%, tendo as vendas comparáveis crescido 8,2%.

“Os Novos Negócios de Crescimento mantiveram um ritmo de desenvolvimento acelerado, com destaque para a internacionalização do Health & Wellness através da aquisição da Arenal”, destaca o documento.

Quanto à expansão do negócio, das 91 lojas próprias abertas em 2019, 13 correspondem a supermercados de proximidade, incluindo um novo conceito de ultra conveniência. Incluindo franquias, a rede de lojas consistia em 1.228 unidades.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *