Data Center Homepage Newsletter

INE prevê aumento de 3,6% do investimento empresarial em 2020

Por a 27 de Janeiro de 2020 as 11:32

industriaO investimento empresarial em Portugal deve aumentar 3,6% este ano, apurou o INE num inquérito realizado entre outubro e este mês de janeiro.

O instituto estima que em 2019 o investimento tenha subido 3,8%, uma taxa próxima da obtida no inquérito realizado anteriormente (3,7%).

Contrastando com o aumento registado para o total das empresas, destaca-se a diminuição de 2,3% do investimento por parte das indústrias transformadoras com uma vertente mais exportadora, em 2019.

Para este ano, perspetiva-se uma diminuição ainda mais expressiva por parte deste conjunto de empresas, de 9,2%. Mais agravada ainda é a diminuição prevista para o conjunto das empresas da secção de indústrias transformadoras, de 11,0%, depois de no ano passado ter-se revelado a categoria de empresas com maior contributo negativo para a variação do investimento empresarial, numa redução de 6%.

No total dos 13 setores analisados, prevê-se um aumento dos valores orientados para a “substituição e outros  investimentos” e, por outro lado, uma queda dos gastos com “extensão da capacitação de produção e racionalização e reestruturação”, face ao ano passado.

“O principal fator limitativo ao investimento empresarial identificado pelas empresas nos dois anos analisados foi a deterioração das perspetivas de venda. Entre 2019 e 2020, prevê-se um aumento do peso relativo da deterioração das perspetivas de vendas, em parte compensado pela redução do peso relativo da incerteza quanto à rendibilidade dos investimentos”, lê-se no documento do INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *