Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Portos portugueses com recuo de 4,96 toneladas no acumulado até novembro de 2019

Por a 22 de Janeiro de 2020 as 10:02

Porto-de-leixõesOs portos de Portugal continental movimentaram, de janeiro a novembro de 2019, 80 milhões de toneladas, um recuo de 4,96 toneladas em comparação  com o período homólogo do ano anterior, segundo dados revelados esta quarta-feira pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Na comparação entre novembro de 2019 e o mesmo mês do ano anterior, a movimentação nos portos nacionais apresentaram, no entanto, uma subida de 0,2%.

Sines continua com a quota mais elevada de mercado, com 52,2%. O desempenho negativo, no acumulado do ano até novembro, deve-se, no entanto, em grande parte ao porto de Sines, que registou, em termos globais, quebras de 5,25 milhões de toneladas. Também o porto de Aveiro, entre janeiro e novembro de 2019, regista uma descida de 2,2%, “em resultado de uma quebra homóloga de -32% no mês de novembro”.

Em conjunto, os portos de Viana do Castelo, Leixões e Setúbal registaram um aumento de 550 mil toneladas, o que não anulou a descida global. O porto de Viana do castelo apresentou um crescimento de 16,4%, enquanto o de Leixões uma subida de 2,4%. Já o porto de Setúbal cresceu 1,3%.

As quebras registadas, em termos homólogos, verificaram-se sobretudo “nos mercados da carga contentorizada, carvão e petróleo bruto, totalizando quase -7,2 milhões de toneladas, correspondente a 84,9% do total das quebras observadas nos vários mercados com comportamentos negativos”, refere o relatório da AMT.

No acumulado do ano, o movimento de contentores apresento uma descida global no volume de TEU, com um movimento total de 2,53 de TEU.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *