Homepage Newsletter Ponto de Venda

Sindicato denuncia dificuldades na ASAE que podem pôr em risco defesa dos consumidores

Por a 21 de Janeiro de 2020 as 15:28

ASAEO Sindicato Nacional dos Profissionais (SNP) da ASAE diz que as dificuldades da autoridade podem colocar “seriamente” em causa a defesa dos consumidores, alertou esta terça-feira numa carta enviada a todos os grupos parlamentares, citada pela agência Lusa. 

O sindicato alerta para o facto de que, devido à falta de colaboradores, o número de amostras recolhidas, para verificação da segurança dos alimentos e deteção de fraudes, tem vindo a diminuir nos laboratórios da ASAE. 

“Por não se investir 200.000 euros na compra de um equipamento laboratorial para a área físico-química, não é realizada a deteção de Acrilamida, contaminante cancerígeno, entre outros contaminantes, pondo assim em risco a saúde dos consumidores”, indica o SNP da ASAE, criticando também a falta de investimento no parque automóvel e nas instalações da autoridade, que apresentam problemas estruturais devido à sua antiguidade. 

Os automóveis da ASAE, cujo contrato de seguro “não engloba assistência em viagem”, foram por este motivo “obrigados a parar por tempo indeterminado”, dá conta o sindicato, na carta citada pela Lusa. Explica ainda que estão apenas disponíveis 28 viaturas novas com contrato de Aluguer Operacional de Viaturas (AOV).

O órgão afirma ainda que o parque automóvel da autoridade de segurança alimentar se encontra “numa situação alarmante, não só pelo número reduzido de viaturas existente, como e especialmente pela falta de requisitos de segurança básicos que muitas das viaturas apresentam, devido ao elevado número de anos, bem como aos milhares de quilómetros que já efetuaram”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *