Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Nestlé, Unilever, Danone e Walmart entre empresas que mais promovem igualdade de género

Por a 21 de Janeiro de 2020 as 14:01

igualdade de génerosEmpresas como a Nestlé, a CBRE, a Danone, a Gap, a Hewlett Packard, a L’Oréal, a Nielsen, a Unilever, a Uber ou a Walmart foram reconhecidas pela sua política de igualdade de género, tendo ingressado na edição de 2020 da lista GEI (Gender Equality Index), elaborada pela Bloomberg.

O índice reúne um total de 325 empresas, representativas de 50 indústrias e sediadas ao longo de 42 países ou regiões. 

Para Béatrice Guillaume-Grabisch, diretora de recursos humanos da Nestlé, a inclusão do grupo suíço na lista da Bloomberg deve-se a iniciativas como a “nova política global de apoio parental”, lançada recentemente. Esta “reconhece que os papéis dos pais não são mais definidos apenas de acordo com o seu género. A política estende a licença parental para cuidadores primários de 14 para 18 semanas, totalmente pagas, estabelecendo um mínimo de quatro semanas para cuidadores secundários”, explica, num comunicado deixado na página do grupo.

No ano passado, a Nestlé desenvolveu também um plano de ação para aumentar o número de mulheres em posições executivas até 2022. 

De acordo com o Índice da Bloomberg, “as mulheres estão sub-representadas em todos os níveis do pipeline corporativo. No entanto, alguns setores estão a fazer um melhor trabalho do que outros na promoção de mulheres”.

Segundo dados do índice, 44% das promoções realizadas em 2018, entre as mais de 300 empresas presentes na lista, incidiram sobre mulheres; 71% das companhias apresentam uma estratégia para recrutar mulheres; e 39% das funções relacionadas com “produção de receita” nas mesmas empresas são realizadas por mulheres. Além disso, 33% detém programas para mulheres que procuram voltar ao trabalho após uma pausa na carreira.

Por outro lado, 88% destas empresas oferece horários flexíveis e, enquanto 49% garante subsídios de cuidado infantil ou serviços de apoio neste domínio, 36% providencia o mesmo tipo de subsídios ou serviços para assistência a idosos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *