Data Center Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Vendas do comércio a retalho aumentam 3,7% em novembro

Por a 30 de Dezembro de 2019 as 15:49

supermercadoAs vendas do comércio a retalho em Portugal registaram uma variação homóloga de 3,7% em novembro, evolução idêntica à de outubro (3,6%), de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta segunda-feira, 30 de dezembro.

Por agrupamentos, verifica-se uma desaceleração das vendas de produtos alimentares, de 1,2 pontos percentuais face à variação homóloga de outubro, para os 3% em novembro.

Assim, o volume de negócios dos produtos alimentares apresenta uma queda mensal de 1%, depois de uma variação mensal de 1,5% em outubro.

Os bens não alimentares, por sua vez, registam um aumento de 1,1 pontos percentuais, em relação à variação homóloga registada em outubro, para uma evolução de 4,3% em novembro, face ao mesmo mês do ano passado.

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas aumentaram 2,2%, 4% e 1,3%, respetivamente, face a novembro de 2018, depois de um aumento de 2,4%, 5% e 1,6% em outubro, pela mesma ordem.

Também esta terça-feria, o INE revelou dados sobre o índice de produção industrial, que apresentou uma variação homóloga de 0,2% em novembro, recuperando em 2,5 pontos percentuais face à evolução homóloga de -2,3% registada em outubro.

A produção da secção das indústrias transformadoras caiu 0,7% (-2,4% no mês anterior). As secções de bens de consumo e de bens intermédios apresentaram também contributos negativos (-2,5 pontos percentuais no total dos dois agrupamentos), resultantes de taxas de variação de -5,7% nos bens de consumo e de -1,6% (-2,5% em novembro) dos bens intermédios.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *