Deco: Mercadona com preços até 29% acima da concorrência em compras de Natal
Deco conclui que a Mercadona está ainda “muito longe de revolucionar ao nível dos preços”

Ana Catarina Monteiro
Mais de 5,5 milhões de portugueses compram online. Crescimento “reflete uma evolução natural dos hábitos de consumo”
Cegid conclui a aquisição da sevdesk e expande fornecimento de soluções para micro e PME
Renova foi tema de estudo no MBA da Stanford Graduate School of Business
Confagri e Fenapecuária temem exclusão de apoios à doença da língua azul
Jose Luis Ramallo vai liderar a Beiersdorf Portugal
Novo molho Chucrute Vegan Creative disponível em exclusivo no Food Lab das lojas Continente
Jerónimo Martins conquista classificação máxima no combate às alterações climáticas pelo 4º ano consecutivo
Coca-Cola traz para Portugal o chá gelado Fuze Tea
Futuros especialistas internacionais do vinho e da vinha visitaram o Dão
Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar
Numa comparação de preços das compras para o jantar da consoada e almoço de Natal, a Deco conclui que a Mercadona está ainda “muito longe de revolucionar ao nível dos preços”.
A associação para a defesa do consumidor analisou os preços da cadeia e da concorrência, posicionada na zona envolvente das quatro novas lojas Mercadona, num total de 46 lojas analisadas em Barcelos, Maia, Gondomar e Porto.
A maior disparidade de preços foi detetada no Porto, onde a diferença de preços do cabaz de Natal chega aos 29%, entre a Mercadona e o concorrente mais barato na zona – o supermercado Supercor, do El Corte Inglés. Segue-se a Maia, onde a diferença máxima foi de 21%, em relação à cadeia Spar.
Em Gondomar, a cadeia espanhola apresenta a menor diferença de preços estando, ainda assim, 18% acima de “duas lojas” da concorrência.
Este é o segundo estudo que a Deco realiza para comparação de preços do mais recente grande operador de retalho a entrar no mercado português. O primeiro foi efetuado em julho.
Desta vez, o estudo envolveu as lojas Aldi, Auchan, Continente, Continente Modelo, Coviran, El Corte Inglés, E.Leclerc, Froiz, Intermarché, Intermarché Super, Lidl, Mercadona, Minipreço, Minipreço Family, Pingo Doce, Spar e Supercor, localizadas num raio até 15 quilómetros das novas lojas Mercadona. As visitas decorreram entre 28 de novembro e 4 de dezembro.
O cabaz de Natal da Deco foi composto por 41 produtos, 14 de marca própria e 27 de marcas de fabricante, tendo em conta um sortido de produtos necessário para preparar o jantar da consoada de dia 24 de dezembro e almoço do dia seguinte, como bacalhau, polvo, peru, fruta, bolo rei, refrigerantes e vinho, entre outros.