Homepage Newsletter Produção

Exportações de vinhos crescem 3,6% até setembro. Preço médio subiu 3,9%

Por a 5 de Dezembro de 2019 as 17:00

ForumVinhosdePortugalAs exportações de vinhos portugueses ultrapassaram os 580 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa um aumento de 3,6% face ao período homólogo, de acordo com dados apresentados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) no Fórum Anual dos Vinhos Portugueses, que se realizou esta quarta-feira no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Os vinhos nacionais vendidos para o exterior registam ainda este ano um aumento do preço médio, de 3,9%, face ao ano passado. França (devido sobretudo ao Vinho do Porto), Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Alemanha são os cinco principais mercados de destino dos vinhos portugueses. Face ao ano transato, destacam-se o crescimentos, em valor, das exportações para os Estados Unidos (+7,9%), Reino Unido, (+22,4%) e Alemanha (+2,5%).  Estes valores tornam Portugal o 9º maior exportador de vinhos do mundo, numa lista liderada pela França.

A ViniPortugal, entidade para a promoção dos vinhos nacionais e responsável pela organização do Fórum Anual tem como objetivo, para os vinhos portugueses, fazer com que as exportações cheguem aos mil milhões de euros em 2022.  A organização tem um orçamento de 6,6 milhões de euros, para investir na promoção internacional, dos quais 40% destinam-se a três principais mercados – Estados Unidos da América, Canadá e China – que irão absorver 2,8 milhões de euros.

Fora do espaço comunitário, a estratégia de marketing e promoção aponta baterias a mercados como Angola, Japão, Noruega, Coreia do Sul, Suíça, Rússia e México, com um investimento total de 1,8 milhões de euros. Para a União Europeia, a ViniPortugal reservou dois milhões de euros para in investir marketing e promoção, com especial ênfase para o Reino Unido e a Alemanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *