Homepage Newsletter Produção

PortugalFoods procura “eco-inovação” para representar País na Ecotrophelia Europe

Por a 25 de Novembro de 2019 as 13:32
Salmar foi o produto que representou Portugal na Ecotrophelia Europe deste ano

Salmar foi o produto que representou Portugal na Ecotrophelia Europe deste ano

Começa esta quarta-feira (27 de novembro) o roadshow da PortugalFoods pelas instituições de ensino superior do País, para promover a quarta edição do prémio Ecotrophelia Portugal, que procura produtos alimentares inovadores. O vencedor representará o País, no mesmo concurso a nível europeu. 

A iniciativa visa dinamizar e modernizar o setor agroalimentar com produtos eco-inovadores. As candidaturas já estão abertas e decorrem online, até ao dia 13 de abril de 2020.

Após uma fase de avaliação das candidaturas e da escolha de dez finalistas, que serão anunciados a 28 de abril de 2020, o grande vencedor será conhecido a 26 de maio, na Casa do Vinho Verde, no Porto. 

“Queremos que o prémio seja o motor do empreendedorismo no setor, despertando os estudantes para as suas capacidades e talentos, que podem aqui ser potenciados. Na edição anterior, tivemos 20 produtos candidatos e acreditamos que podemos superar esse número”, comenta Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, em comunicado.

O melhor projeto será premiado com 2.000 euros, além de ajudas em serviços, para melhoria do produto, que representará Portugal no Ecotrophelia Europe, a realizar-se no próximo ano. 

Este ano, o representante nacional foi o Salmar, uma conserva de salmão em escabeche com salicórnia desenvolvido por alunos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. A iniciativa europeia vai já na sua 20ª edição e conta com a participação de mais 15 países. 

Durante os próximos meses, a PortugalFoods vai percorrer várias universidades e institutos politécnicos do País, num roadshow que tem início esta quarta-feira na Universidade do Minho, por ocasião das XXII Jornadas de Engenharia Biológica. Segue-se a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, a 2 de dezembro, a Universidade de Coimbra, no dia 4, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, no dia 5. 

Na semana seguinte, é a vez do Instituto Politécnico de Beja e da Universidade do Algarve, a 12 de dezembro, e da Escola Superior Agrária de Coimbra, a 13 de dezembro. No dia 17 volta ao Porto, ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração. 

A PortugalFoods anunciará em breve novas datas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *