Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Jerónimo Martins celebra 30 anos desde entrada em bolsa a faturar mais 18 mil milhões de euros

Por a 15 de Novembro de 2019 as 12:43
Pedro Soares dos Santos, presidente do grupo Jerónimo Martins

Pedro Soares dos Santos, presidente do grupo Jerónimo Martins

A Jerónimo Martins comemora 30 anos desde a entrada na bolsa de valores. A data foi assinalada com uma cerimónia simbólica do toque do sino na Euronext, realizada esta quinta-feira, em Lisboa.

Desde que é cotada em bolsa, a partir de 1989, a empresa aumentou as suas vendas “em cerca de 18 mil milhões de euros”, com o início das operações na Polónia e na Colômbia. Em 30 anos, a “capitalização bolsista multiplicou por mais de 30”, explica a dona do Pingo Doce, em comunicado.

Em 2018, o grupo de distribuição alcançou vendas de 17,3 mil milhões de euros (a Polónia representa 67,4% deste valor) e um EBITDA de 959,8 milhões de euros (88,5% advém do mercado polaco). 

“A entrada de Jerónimo Martins na Bolsa de Valores de Lisboa foi uma decisão de Alexandre Soares dos Santos, meu pai”, refere Pedro Soares dos Santos, presidente do grupo. O responsável esteve presente na cerimónia da Euronext, que contou também com a sua presidente, Isabel Ucha.

“Ao longo do tempo, e sobretudo nos momentos de maior pressão, a estabilidade conferida pela existência de um accionista maioritário de natureza familiar tem permitido à gestão nunca abdicar de um sentido de longo prazo e da centralidade dos valores nas tomadas de decisão”, comenta ainda o líder do grupo, cuja família detém uma participação de 56,14% na Jerónimo Martins, através da Sociedade Francisco Manuel dos Santos. 

Nas últimas três décadas, o grupo abriu mais de 4.200 lojas e gerou 100 mil novos postos de trabalho. Detém neste momento as cadeias de supermercados Biedronka na Polónia, Ara na Colômbia, e em Portugal opera as insígnias Pingo Doce e a Recheio.

O grupo é também composto pela Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA), dedicada à produção, que atualmente atua nas áreas de laticínios, carne de bovino da raça Angus, robalo e dourada. Detém ainda a área de Restauração e Serviços, com a marca de quiosques e cafetarias Jeronymo e a insígnia de chocolates e confeitaria Hussel.

A Jerónimo Martins está a assinalar a data com uma campanha de publicidade institucional, sob o mote “Quando fazemos as contas ao tempo, damos-lhe muito valor”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *