Data Center Homepage Newsletter

Portugal entre países europeus onde empresas mais atrasam pagamentos

Por a 11 de Novembro de 2019 as 20:12

pagamentoPortugal, Itália e o Reino Unido são os países europeus onde as empresas registam a mais elevada média de atrasos nos pagamentos, segundo o estudo Análise do comportamento dos pagamentos das empresas 2019, elaborado pela empresa de consultoria Informa D&B.

No último trimestre de 2018, a média de atraso nos pagamentos das empresas em Portugal atingiu os 31,01 dias, superando a média europeia, em 17,71 dias, e a holandesa (a mais baixa da Europa) em 27,13 dias.

Entre 2008 e 2018, a média de atraso nos pagamentos na Europa situou-se entre os 13 e os 15 dias, atingindo um máximo de 15 dias no segundo semestre de 2013 e um mínimo de 13,06 dias no segundo semestre de 2017. 

“Apesar da entrada em vigor da Diretiva 2011/7/UE do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu que estabelece medidas de luta contra os atrasos de pagamento, os comportamentos dos pagamentos entre os países europeus continuam a ser muito díspares”, conclui a Informa D&B. 

Segundo a SERES, especialista em soluções de transação eletrónica, são três os motivos principais que atrasam o pagamento das faturas: a não chegada da fatura ao seu destino; a existência de discrepâncias na fatura; e a entidade pagadora não querer ou não poder pagar dentro do prazo.

“Quase 50% dos atrasos ocorrem pelos dois primeiros motivos, no período compreendido entre a emissão e o vencimento da fatura, que podem ser facilmente evitados com a adoção da fatura eletrónica”, considera a empresa de faturas eletrónicas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *