EBITDA da Ebro Foods sobe 13% nos primeiros nove meses do ano
O EBITDA da Ebro Foods subiu 13%, em termos homólogos, nos primeiros nove meses do ano, para os 236,8 milhões de euros. De acordo com os resultados divulgados esta quinta-feira, só no terceiro trimestre a empresa de massas e arroz regista um aumento de 31% do EBITDA, para os 77,5 milhões de euros.
As vendas consolidadas da casa-mãe de marcas como Cigala, Saludães ou Prince, cifraram-se em 2.035,2 milhões de euros no período, o que traduz uma evolução de 7,5% face aos nove meses do ano transato.
O resultado líquido da empresa por sua vez aumentou 15,1% para os 114,7 milhões de euros.
Por divisões, as vendas correspondentes às marcas de arroz subiram 9,2%, nos primeiros nove meses do ano, para os 1.134,5 milhões de euros.
O resultado operacional desta divisão cresceu 6,2% para os 101 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento homólogo de 23% no terceiro trimestre do ano.
Neste último trimestre, a empresa adquiriu a marca de Basmati Tilda, por 342 milhões de euros, que veio consolidar o posicionamento da empresa no segmento premium.
Já na divisão de massas, a empresa vendeu no trimestre o negócio da Alimentation Santé, por 58 milhões de euros, “obtendo uma mais-valia de 17,2 milhões de euros, em menos de três anos”, destaca.
No total, as vendas de massas aumentaram 4,8% nos nove meses do ano, para os 948,8 milhões de euros, melhorando a tendência verificada nos trimestres anteriores.
Quanto à saída do Reino Unido da União Europeia, a Ebro Foods destaca que as implicações seriam “positivas” para a empresa “dada a sua alta implantação industrial no Reino Unido”.
Para o total do ano, o grupo espera um aumento de 6,5% das vendas para os 2.784,6 milhões de euros e de 11% do EBITDA para os 340,6 milhões de euros.
A mais recente marca do portefólio, a Tilda, deve contribuiu com seis milhões de euros para o EBITDA anual.