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Grupo Metro encerra ano fiscal em linha com crescimento previsto

Por a 25 de Outubro de 2019 as 17:01
Olaf Koch, chairman do grupo Metro

Olaf Koch, chairman do grupo Metro

O grupo Metro fechou o ano fiscal de 2018/19 em setembro, com um crescimento like for like de 2,4% das vendas. Faturou um total de 29,9 mil milhões de euros ao longo dos vários mercados onde opera, segundo os resultados preliminares divulgados esta quinta-feira.

Os resultados estão em linha com a previsão de aumento num intervalo entre 1 e 3% das vendas no ano encerrado a 30 de setembro, antes da venda do negócio na China.

Assim, a empresa que detém as lojas Makro acelerou o crescimento face ao ano fiscal anterior, como resultado da transformação da empresa em um operador exclusivamente focado no wholesale, considera Olaf Koch, chairman do grupo alemão.

“Com base nestes dados, podemos confirmar a previsão para o EBITDA esperado para o ano de 2018/19. Depois da venda da maior fatia da Metro China, os nossos principais grupos de clientes dos canais horeca e comércio serão responsáveis por 70% das vendas”, explica o chairman.

Na Europa Ocidental, o grupo cresceu 1,3% em termos homólogos no ano fiscal de 2018/19 (excluindo a Alemanha onde a evolução like for like foi de 0,3%), para os 10,8 mil milhões de euros em vendas. A Metro destaca o “sólido crescimento” conduzido pela França, a empresa de entregas Pro à Pro, detida pelo grupo, assim como por Espanha e Portugal.

A Rússia por sua vez mantém-se um mercado “desafiante”, apresentando uma diminuição de 4,3% das vendas. Na Ásia as vendas do grupo cresceram 5,1% no último ano fiscal.

No último trimestre contabilizado, as vendas globais da empresa subiram 2.5% (like for like) face ao mesmo período do ano passado, para os 7,6 mil milhões de euros.

No final de setembro, o grupo Metro contava com 775 lojas, mais seis que há um ano. As aberturas ocorreram na China (3), Rússia, Turquia e Croácia. 

Conta ainda com o marketplace Metro Markets, lançado em meados de setembro de 2019 na Alemanha. Orientado para o canal horeca, o site oferece cerca de 65.000 artigos não-alimentares de 70 fornecedores.

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