Homepage Logística Newsletter

Projeto Zero Waste World junta fabricantes e retalhistas em prol da sustentabilidade logística

Por a 21 de Outubro de 2019 as 12:15

aplog_congresso1O 22º congresso da Associação Portuguesa de Logística (Aplog) ficou marcado pela apresentação do programa Zero Waste World, que junta fabricantes e retalhistas para a criação de cadeias de abastecimento mais sustentáveis e inteligentes.

No evento de periodicidade anual, que se realizou este ano entre 16 e 17 de outubro em Lisboa com o tema “As novas fronteiras da logística”, foi apresentada como exemplo das parcerias constituídas no âmbito daquele programa a colaboração entre a operadora de paletes Chep e a Coca Cola European Partners (CCEP).

“O sistema de pooling da Chep, com base em paletes que foram recondicionadas, reutilizadas e, por fim, recicladas, reduziu a dependência da CCEP em paletes descartáveis destinadas a acabar em aterros sanitários, contribuindo para uma diminuição da necessidade de madeira. Tentamos eliminar o desperdício onde é possível”, disse Márcio Cruz, diretor de Comunicação e Relações Externas da Coca-Cola European Partners Portugal.

O programa Zero Waste World tem como propósito “estabelecer parcerias com líderes globais do setor dos bens de grande consumo, utilizando a nossa experiência em circularidade e expandindo o nosso modelo de partilha e reutilização para reduzir o impacto nas respetivas cadeias de abastecimento. Apesar de estarmos orgulhosos do nosso trabalho até agora, isto é apenas o início. Para ultrapassar os desafios que partilhamos, precisamos de uma colaboração e um esforço concertados, mas tenho a certeza de que juntos podemos fazer a diferença”, explicou Paul Nathan, senior director do projeto.

O programa foca-se em três áreas, nomeadamente, a eliminação do desperdício físico reavaliando a existência de embalagens de uso único e as causas do produto estragado, a erradicação de quilómetros de transporte sem carga e a supressão de ineficiências.

Enquanto subscritora do programa, a Chep já ajudou mais de 200 clientes na Europa a poupar 6,6 milhões de quilómetros em viagens com camiões vazios a evitar 6.500 toneladas de emissões de CO2 e a poupar 8,7 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *