Projeto Zero Waste World junta fabricantes e retalhistas em prol da sustentabilidade logística
O 22º congresso da Associação Portuguesa de Logística (Aplog) ficou marcado pela apresentação do programa Zero Waste World
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
O 22º congresso da Associação Portuguesa de Logística (Aplog) ficou marcado pela apresentação do programa Zero Waste World, que junta fabricantes e retalhistas para a criação de cadeias de abastecimento mais sustentáveis e inteligentes.
No evento de periodicidade anual, que se realizou este ano entre 16 e 17 de outubro em Lisboa com o tema “As novas fronteiras da logística”, foi apresentada como exemplo das parcerias constituídas no âmbito daquele programa a colaboração entre a operadora de paletes Chep e a Coca Cola European Partners (CCEP).
“O sistema de pooling da Chep, com base em paletes que foram recondicionadas, reutilizadas e, por fim, recicladas, reduziu a dependência da CCEP em paletes descartáveis destinadas a acabar em aterros sanitários, contribuindo para uma diminuição da necessidade de madeira. Tentamos eliminar o desperdício onde é possível”, disse Márcio Cruz, diretor de Comunicação e Relações Externas da Coca-Cola European Partners Portugal.
O programa Zero Waste World tem como propósito “estabelecer parcerias com líderes globais do setor dos bens de grande consumo, utilizando a nossa experiência em circularidade e expandindo o nosso modelo de partilha e reutilização para reduzir o impacto nas respetivas cadeias de abastecimento. Apesar de estarmos orgulhosos do nosso trabalho até agora, isto é apenas o início. Para ultrapassar os desafios que partilhamos, precisamos de uma colaboração e um esforço concertados, mas tenho a certeza de que juntos podemos fazer a diferença”, explicou Paul Nathan, senior director do projeto.
O programa foca-se em três áreas, nomeadamente, a eliminação do desperdício físico reavaliando a existência de embalagens de uso único e as causas do produto estragado, a erradicação de quilómetros de transporte sem carga e a supressão de ineficiências.
Enquanto subscritora do programa, a Chep já ajudou mais de 200 clientes na Europa a poupar 6,6 milhões de quilómetros em viagens com camiões vazios a evitar 6.500 toneladas de emissões de CO2 e a poupar 8,7 milhões de euros.