Projeto Zero Waste World junta fabricantes e retalhistas em prol da sustentabilidade logística
O 22º congresso da Associação Portuguesa de Logística (Aplog) ficou marcado pela apresentação do programa Zero Waste World
Ana Catarina Monteiro
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Os desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
Presidente da ADENE nomeado para o CDAP
AEP organiza congresso sobre as tendências e o futuro das empresas
Brother estende para cinco anos a garantia das impressoras TJ
Associações da UE pedem ação urgente e estratégia a longo prazo para a água
Empresas querem aumentar receitas com vendas online para novos mercados
Sabe bem neste verão: a sugestão de João Basto, diretor-geral da Centazzi
Bebidas lácteas em pó ‘Yogoody Shake’ no Continente Food Lab
O 22º congresso da Associação Portuguesa de Logística (Aplog) ficou marcado pela apresentação do programa Zero Waste World, que junta fabricantes e retalhistas para a criação de cadeias de abastecimento mais sustentáveis e inteligentes.
No evento de periodicidade anual, que se realizou este ano entre 16 e 17 de outubro em Lisboa com o tema “As novas fronteiras da logística”, foi apresentada como exemplo das parcerias constituídas no âmbito daquele programa a colaboração entre a operadora de paletes Chep e a Coca Cola European Partners (CCEP).
“O sistema de pooling da Chep, com base em paletes que foram recondicionadas, reutilizadas e, por fim, recicladas, reduziu a dependência da CCEP em paletes descartáveis destinadas a acabar em aterros sanitários, contribuindo para uma diminuição da necessidade de madeira. Tentamos eliminar o desperdício onde é possível”, disse Márcio Cruz, diretor de Comunicação e Relações Externas da Coca-Cola European Partners Portugal.
O programa Zero Waste World tem como propósito “estabelecer parcerias com líderes globais do setor dos bens de grande consumo, utilizando a nossa experiência em circularidade e expandindo o nosso modelo de partilha e reutilização para reduzir o impacto nas respetivas cadeias de abastecimento. Apesar de estarmos orgulhosos do nosso trabalho até agora, isto é apenas o início. Para ultrapassar os desafios que partilhamos, precisamos de uma colaboração e um esforço concertados, mas tenho a certeza de que juntos podemos fazer a diferença”, explicou Paul Nathan, senior director do projeto.
O programa foca-se em três áreas, nomeadamente, a eliminação do desperdício físico reavaliando a existência de embalagens de uso único e as causas do produto estragado, a erradicação de quilómetros de transporte sem carga e a supressão de ineficiências.
Enquanto subscritora do programa, a Chep já ajudou mais de 200 clientes na Europa a poupar 6,6 milhões de quilómetros em viagens com camiões vazios a evitar 6.500 toneladas de emissões de CO2 e a poupar 8,7 milhões de euros.