Frutas e legumes querem atingir 2.000 milhões de euros em exportações em 2020
46 empresas e organizações vão representar Portugal na Fruit Attraction deste ano sob a bandeira da Portugal Fresh. A feira arranca esta terça-feira em Madrid

Ana Catarina Monteiro
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
46 empresas e organizações vão representar Portugal na Fruit Attraction deste ano sob a bandeira da Portugal Fresh. O certame dedicado ao setor frutícola arranca esta terça-feira (22 de outubro), em Madrid, e termina no dia 24 de outubro.
A participação de Portugal na edição deste ano, a maior de sempre em área ocupada, é uma iniciativa incluída na estratégia de promoção externa do setor nacional de frutas, legumes e flores, no sentido de cumprir o objetivo de “atingir os 2.000 milhões de euros de exportações em 2020”, explica a Portugal Fresh em comunicado.
Em 2018, as vendas para os mercados externos atingiram os 1500 milhões de euros e, segundo a associação para a promoção do setor, Espanha representa 30% das exportações de frutas, legumes e flores.
A comitiva portuguesa ocupa na edição desde ano um total de 600 metros quadrados da feira, o que representa a maior área dedicada à participação conjunta das marcas lusas alguma vez organizada pela Portugal Fresh.
Foi em 2011 que a associação levou pela primeira vez um conjunto de empresas portuguesas ao evento. Nesse ano foram 20 as empresas portuguesas, numa área de 275 metros quadrados.
“A diversidade da oferta portuguesa aumentou consideravelmente e os pioneiros da promoção internacional – empresas do sector das peras e maçãs – estão hoje muito bem acompanhados por pequenos frutos, laranjas, tomates, kiwis, uvas, abóboras, couve portuguesa, cenouras, batatas e tantos outros que garantem uma mistura de aromas, sabores e cores únicas”, explica Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh.