Data Center Homepage Newsletter

Queda nas vendas a retalho faz soar alarme sobre economia dos Estados Unidos

Por a 18 de Outubro de 2019 as 15:32

euaAs vendas a retalho nos Estados Unidos caíram em setembro pela primeira vez em sete meses, o que fez aumentar os temores de uma desaceleração da economia do país. 

Em setembro, o volume de negócios do retalho norte-americano caiu 0,3%, comparando com o mês anterior, segundo dados do U.S. Census Bureau conhecidos na passada quarta-feira. O resultado contraria as expectativas dos economistas de um crescimento de 0,3%. Comparado a setembro do ano passado, as vendas a retalho aumentaram 4,1%. 

As famílias do país estão a cortar gastos com veículos, materiais de construção, hobbies e compras online. O que levou à primeira queda registada desde fevereiro e fez soar alarme para um abrandamento da economia norte-americana, já que ocorre após dois meses consecutivos de queda do setor industrial nos Estados Unidos. Os gastos dos consumidores representam dois terços da economia dos Estados Unidos. 

Como explica a Reuters, a economia dos Estados Unidos está a ser prejudicada pela guerra comercial que dura há 15 meses com a China, que levou a um declínio dos investimentos e uma recessão na indústria.

O relatório do  U.S. Census Bureau “solidifica as preocupações com a capacidade do consumidor de sustentar perpetuamente a economia”, explicou a economista da Stifel Lindsey Piegza, citada pela agência de notícias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *