Distribuição Homepage Newsletter

Grupo Metro cria joint venture com retalhista Wumei para operar negócio na China

Por a 15 de Outubro de 2019 as 11:47

MetroO grupo alemão Metro chegou a acordo estratégico com a retalhista chinesa Wumei Technology Group para venda da Metro China por um valor de 1,9 mil milhões de euros.

Nos termos do acordo, o grupo Metro vendeu toda a sua participação indireta na Metro China a uma subsidiária da Wumei, que consiste na joint venture Metro Wumart China. Esta empresa é controlada pela retalhista chinesa, sendo que o grupo alemão ficará com uma participação de “aproximadamente 20%”, com a possibilidade de vender a fatia “nos próximos dois anos”.

Além disso, o grupo Metro arrecada mil milhões de euros com a transação, que se encontra ainda sujeita à aprovação das autoridades. O negócio deve ficar concluído no segundo trimestre do próximo ano, informou o grupo.

As operações da Metro China incluem 97 lojas e ativos imobiliários em cidades como a capital Pequim e Xangai, tendo gerado um EBITDA de 153 milhões de euros no exercício fiscal de 2017-18. No entanto, o negócio enfrenta uma elevada concorrência dos players online.

Para a Metro, a parceria com a controladora da nova joint venture, a Wumei, e com o parceiro de tecnologia no gigante asiático, a Dmall, permitirá “explorar oportunidades em termos de fornecimento internacional de mercadorias”, revelou o grupo numa teleconferência em que a agência Reuters participou.

O acordo na China está alinhado com a estratégia de reformulação do grupo alemão, que tem alienado os negócios dedicados ao retalho para se posicionar como especialista no canal horeca. Depois de vender a department store Kaufhof, em 2015, e de ter criado uma nova empresa, a Ceconomy, para o negócio de tecnologia, a holding ficou a operar apenas as filiais de cash and carry espalhadas pelo mundo, como a Makro Portugal, e a cadeia de supermercados Real, que pode estar também prestes a ser vendida.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *