“Radar dos mercados internacionais” da PortugalFoods já disponível
Já está disponível em radar.portugalfoods.org a nova plataforma que pretende apoiar as tomadas de decisão das empresas exportadoras do setor agroalimentar português
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Já está disponível em radar.portugalfoods.org a nova plataforma que pretende apoiar as tomadas de decisão das empresas exportadoras do setor agroalimentar português. O “Radar dos mercados internacionais”, da PortugalFoods, foi lançado esta manhã, no Porto, e pretende ser uma fonte em constante atualização onde qualquer empresa e pessoa pode encontrar, de forma gratuita, todas as informações necessárias para a internacionalização.
Os dados presentes na plataforma são tratados pela PortugalFoods, a partir de fornecedoras como Mintel ou Global Data, e dividem-se em 14 categorias de produto e 55 países.
“Identificamos os países com maior potencial para as várias categorias do setor agroalimentar português. Mas o mercado é dinâmico e podem mudar”, explica ao Hipersuper Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods.
“O objetivo desta ferramenta é ajudar as empresas que têm mais dificuldade em encontrar conhecimento, porque têm por exemplo menos recursos, para encontrar este tipo de informação dedicada à área internacional. Assim, todas as empresas podem ter aqui uma orientação para delinear as suas estratégias quanto à abordagem internacional”.
Os utilizadores da nova plataforma podem segmentar a pesquisa por países, categorias de produto ou por conjugação de diversos aspetos, no sentido de otimizar o resultado. Encontram também vários links para outras plataformas com informação útil, cumprindo um outro desígnio desta plataforma que passa por validar a informação disponível online gratuitamente.
“Para que mercado vou? Quais as oportunidades? Será que cumpro os requisitos necessários para entrar em um determinado país? Quais as melhores infraestruturas disponíveis para distribuir o meu produto naquele país? Como se observa o consumo de um determinado produto num certo país” são algumas das perguntas das empresas às quais a plataforma pretende ajudar a encontrar resposta, explica durante o evento Pedro Vieira, da Porto Business School, que ficou responsável pelo desenvolvimento do algoritmo que sustem a nova ferramenta.
“O objetivo [da ferramenta] é que identifique e continue a identificar os obstáculos e oportunidades das empresas na internacionalização”, sublinha.
Além dos requisitos ao nível da exportação, a plataforma reúne também dados sobre o consumo e tendências. Para cada um dos 55 países, é apresentada uma análise dos mercados regionais, indicadores demográficos, desenvolvimento de cada setor abrangido na plataforma, tendências de distribuição, de consumo, das exportações portuguesas nos últimos cinco anos, entre outros aspetos. O utilizador pode otimizar a sua pesquisa através dos vários aspetos.
A PortugalFoods está ainda a inserir na plataforma toda a informação disponível. Depois desta primeira fase, o mesmo conhecimento será atualizado “constantemente”, estando também prevista a introdução de dados ligados de forma independente à logística para vender nos países. A PortugalFoods garante que a ferramente será também promovida nos mercados internacionais.