JD Sports cresce a dois dígitos. Fusão com Sport Zone concluída até final do ano
Em 2018, a junção entre a insígnia da Sonae com as lojas da JD na Península Ibérica resultou no Iberian Sports Retail Group para a Península Ibérica.

Ana Catarina Monteiro
Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira
Sónia Gonçalves reforça equipa de industrial & logistics da Adecco Portugal
AEP promove missão empresarial ao Canadá
CONFAGRI promove seminário sobre desafios na atividade pecuária
“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”
Nestlé volta a ser distinguida como a marca com melhor reputação no setor da Alimentação e da Alimentação Infantil
Auchan Retail Portugal juntou-se à WWF Portugal para a Hora do Planeta
Capwatt desenvolve o primeiro projeto de produção de biometano em Portugal
DHL Group cria parceria com ONU para melhorar a logística humanitária
Pedro Pereira Gonçalves eleito vice-presidente da Federação Europeia das Empresas de Vinho
As vendas do retalhista britânico JD Sports aumentaram 47% para os 2.721,2 milhões de libras (cerca de 3.047 milhões de euros), entre março e agosto deste ano face ao período homólogo anterior. Numa base comparável like for like o aumento foi de 12%, segundo o relatório de contas publicado esta terça-feira.
O diretor executivo da empresa de moda desportiva, Peter Cowgill, destaca ainda que o “lucro antes de taxas e itens excepcionais aumentou 30% para os 158,6 milhões de libras” (cerca de 177,6 milhões de euros) no mesmo período.
O processo de fusão da JD Sprinter, filial espanhola do grupo JD Sports, com a insígnia portuguesa Sport Zone “está quase completo”.
Em 2018, a junção entre a insígnia da Sonae com as lojas da JD na Península Ibérica resultou no Iberian Sports Retail Group.
A JD Sports, acionista maioritária do grupo ibérico que resulta da fusão, explica que pretende manter a marca Sport Zone em Portugal, embora em Espanha as lojas passem a operar sob a bandeira Sprinter. Processo que “deve ficar concluído antes do final do ano”.
“Acreditamos firmemente que a rápida integração da Sport Zone na infraestrutura Sprinter deixou os negócios da Sport Zone bem posicionados para um desenvolvimento positivo no futuro”, lê-se no documento.
No período em análise, a retalhista abriu um total de 23 lojas nos 11 países da Europa continental onde marca presença, incluindo o primeiro espaço na Áustria e assistiu assim a um crescimento “a dois dígitos” nas vendas.
Para fazer face à saída do Reino Unido da União Europeia, a JD Sports vai instalar na Bélgica um espaço inicial de 80 mil pés quadrados (7432 metros quadrados), “que fornecerá capacidade suficiente para o lançamento de produtos de calçado para as principais marcas”. A instalação estará operacional no início de 2020.
Nos Estados Unidos, e empresa adquiriu a Fine Line que contribuiu com vendas de 35,7 milhões de libras no período. A empresa conta atualmente com seis lojas naquele mercado. Na região Ásia-Pacífico o aumento das vendas fica abaixo dos 10%.
Fundada em 1981, o grupo JD Sports conta atualmente com 2400 lojas a nível mundial, além de 25 ginásios no Reino Unido, prevendo abrir mais quatro espaços destes até final deste ano.