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Grupo Metro tem plano para eliminar 300 toneladas de plástico até 2023

Por a 4 de Setembro de 2019 as 18:03
Nuno Oliveira, Makro Portugal

Nuno Oliveira, Makro Portugal

O grupo Metro está a levar a cabo uma reformulação das suas operações com vista a economizar 300 toneladas de plástico nas lojas cash and carry a nível mundial até 2023. O plano de sustentabilidade da empresa passa também pela capacitação dos clientes do canal Horeca com ferramentas para reduzir a pegada ecológica.

A filial portuguesa do grupo alemão, a Makro Portugal, está desde 2014 envolvida na estratégia Metro Plastic Iniciative. Este ano, a empresa lançou nas lojas portuguesas uma nova gama produzida com materiais alternativos ao plástico, que inclui palhinhas, talheres, pratos, copos e sacos, com um posicionamento de “preços competitivos”.

Entre as próximas medidas a aplicar estão a otimização das embalagens para reduzir o impacto ambiental, assim como dos processos de gestão de resíduos, e o aumento da reciclagem com a instalação de pontos de recolha nas lojas. A Makro compromete-se ainda com um contínuo desenvolvimento de produtos sustentáveis, juntamente com os fornecedores.

“Em conjunto com outros 12 países onde grupo Metro atua, contribuímos para a optimização de 11 000 embalagens nas nossas marcas próprias e para a redução de 400 toneladas de material. Neste último ponto em particular a Makro Portugal conseguiu encontrar alternativas ao PVC em 100% das embalagens nas suas marcas próprias [Makro Chef, Makro Professional, ARO e Rioba]”, explica Nuno Nogueira Oliveira, Quality Assurance Manager & Sustainability Officer da Makro Portugal.

A filial portuguesa começou em 2014 a disponibilizar alternativas ao plástico provenientes de fontes renováveis, compostáveis e biodegradáveis, que não interferem na cadeia de abastecimento alimentar.

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