Data Center Homepage Newsletter

Confiança dos consumidores aumenta pelo quinto mês consecutivo

Por a 29 de Agosto de 2019 as 19:17

bens de grande consumoO indicador de confiança dos consumidores portugueses quebrou um ciclo de quebras registado desde junho de 2018, voltando a subir entre abril e agosto deste ano, revelam os mais recentes dados publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de confiança dos consumidores subiu em agosto pelo quinto mês consecutivo. As opiniões sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar aumentaram nos últimos quatro meses, “mantendo-se num patamar próximo do observado desde agosto de 2017”.

O indicador de clima económico estabilizou em agosto, após ter diminuído ligeiramente no mês anterior. 

Quanto aos comerciantes, regista-se em agosto uma diminuição do índice de confiança, quer nas atividades grossista quer nas retalhistas. Em ambos os subsetores, houve uma diminuição das perspetivas sobre a atividade, emprego e das expetativas de preços.

“As opiniões sobre o volume de vendas e sobre o volume de stocks recuperaram no comércio a retalho e agravaram-se no comércio por grosso. Em sentido oposto, o saldo das perspetivas de encomendas a fornecedores e das opiniões sobre a evolução passada de preços aumentaram no comércio por grosso e diminuíram no comércio a retalho”, lê-se no relatório.

No que concerne à indústria transformadora, o indicador de confiança aumentou em agosto, interrompendo o movimento descendente observado desde janeiro de 2018. “No mês de referência, o comportamento do indicador deveu-se ao contributo positivo das apreciações sobre a procura global e das perspetivas de produção”. 

As prespetivas sobre a procura global aumentaram em agosto, interrompendo a trajetória negativa que a indústria transformadora registava desde fevereiro de 2018. Por sua vez, as opiniões relativas à procura interna estabilizaram, após terem diminuído no mês anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *