Continente elimina embalagens de cartão de pastas dentífricas
A partir de setembro, as pastas dentífricas da marca Continente deixam de ser vendidas em caixas de cartão, anunciou a Sonae.

Ana Catarina Monteiro
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A partir de setembro, as pastas dentífricas da marca Continente deixam de ser vendidas em caixas de cartão, anunciou a Sonae prevendo com esta eliminação poupar cerca de oito toneladas de papel anuais.
A cadeia de retalho assumiu o compromisso de converter todas as suas embalagens, até 2025, em materiais reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, como anunciado em março deste ano pelo CEO do grupo, Paulo Azevedo.
Na mesma altura, a Sonae tornava-se a primeira retalhista nacional a assinar o pacto internacional para reduzir o plástico “New Plastics Economy Global Commitment”, liderado pela Fundação Ellen MacArthur em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Desde então, o Continente tem vindo a fazer o levantamento das embalagens dos cerca de 20 mil produtos exclusivos e de marca própria à venda nos seus lineares, no sentido de encontrar alternativas mais sustentáveis para cada caso.
“Já identificámos e reformulámos as nossas garrafas de água (diminuindo a espessura), as embalagens das pilhas Boost (eliminado o plástico desnecessário) ou as cuvetes da seção de talho (aumentando o percentual de matéria-prima reciclada), apenas para dar alguns exemplos”, explica em comunicado Ana Alves, diretora Comercial de Marcas Próprias do Continente.
Como resultado das iniciativas já implementadas, o Continente prevê uma redução em 2019 de mais de duas mil toneladas de plástico.
Para incentivar a redução dos materiais nocivos para o Meio Ambiente, a cadeia tem vindo a aplicar “diversas medidas sobre o uso responsável de plástico ao nível da marca própria, da logística, dos fornecedores, do apoio à inovação – através de parcerias estabelecidas com universidades nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de investigação – e também ao nível da sensibilização junto dos consumidores”, destaca a empresa.
Com o desígnio de chamar a atenção da população para a importância do tema, a retalhista lançou em abril deste ano a plataforma “Plástico Responsável”, que apresenta notícias, sugestões e medidas para redução deste material.