Homepage Newsletter Produção

Europa planeia criar fundo de apoio a empresas para competir com China e EUA

Por a 26 de Agosto de 2019 as 16:31

europaA Comissão Europeia tem planos para criar um fundo de até 100 mil milhões de euros para apoiar negócios que façam frente aos gigantes chineses e americanos.

Num documento a que o Político teve acesso no qual constam várias propostas para a presidência de Ursula von der Leyen, cujo mandato inicia a 1 de novembro, o tema dominante passa pela construção de uma Europa mais defensiva que possa tomar medidas comerciais duras contra Estados Unidos e China.

Neste âmbito, a Comissão Europeia quer colocar em agenda a criação do Fundo para o Futuro Europeu para investir nas empresas consideradas “pesos pesados” no ecossistema industrial europeu e que tenham potencial para fazer frente a gigantes como Google, a Apple, o Facebook, a Amazon, a Microsoft, o Baidu, o Alibaba e o Tencent, identifica o documento.

No meio da guerra comercial entre Estados Unidos e China, a União Europeia quer deter a liderança mundial dos gigantes daqueles países com “potencial para destruir a dinâmica de inovação e a posição industrial existentes da indústria da UE em certos setores”, cita o Político.

O fundo teria a pretensão de angariar pelo menos 100 mil milhões de euros em financiamento público e privado. Valor que seria investido diretamente em ações.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *