Distribuição Homepage Newsletter

Discounters não deixam retalho britânico cair no vermelho. Lidl atinge quota recorde

Por a 26 de Agosto de 2019 as 20:57

Retalho_ConsumoA possível saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo, que está a deixar os consumidores britânicos mais cautelosos no consumo, parece estar a beneficiar os discounters, cujos resultados não deixaram o retalho britânico cair no vermelho.

De acordo com uma análise da consultora Kantar Worldpanel para o período de 12 semanas decorrente entre 19 de maio e 11 de agosto, enquanto as maiores cadeias britânicas perdem quota de mercado, as lojas Lidl alcançaram uma fatia “recorde” de 5,9% do retalho alimentar do Reino Unido.

A cadeia alemã é a que mais cresce em vendas no retalho britânico. Entre o período de referência, a insígnia aumentou as suas vendas em 7,7% face ao período homólogo anterior.

Segundo a Kantar, o crescimento resulta de novas aberturas, que permitiram à Lidl angariar 489 mil novos clientes. As vendas de marcas de fabricante impulsionaram também o resultado, ao registarem um aumento de 19%, face ao período homólogo, passando agora a representar 13% das vendas da cadeia naquele mercado.

Por sua vez, a Aldi regista o segundo melhor resultado no período analisado, com as suas vendas a crescerem 6,2%, em termos homólogos.

A maior cadeia de supermercados do mercado britânico, a Tesco, observa uma queda homóloga de 1,6% em vendas, enquanto a Asda regista uma perda de 1,4%.

Já a Morrisons viu as suas vendas derraparem 2,7% e a quota de mercado reduzir para os 10,1% durante as 12 semanas em análise. Também a Waitrose apresenta uma ligeira redução da quota para os 4,9%.

No que diz respeito ao ecommerce, a Ocado regista um aumento de vendas de 12,6% neste período, detendo a maior quota de mercado no que diz respeito aos supermercados online (18%). Do total do retalho alimentar, a Ocado assume 1,4% das vendas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *