Distribuição Homepage Newsletter

Greve dos camionistas e consequente crise energética chegam ao fim

Por a 19 de Agosto de 2019 as 13:32

transporteO Governo declarou esta segunda-feira o fim da crise energética decretada na sequência da greve dos motoristas, que chegou ao fim este domingo.

A saída da situação de crise energética foi aprovado esta manhã em Conselho de Ministros, numa resolução que terá efeito a partir das 23h59 desta segunda-feira (19 de agosto), “com a consequente cessação de todas medidas excecionais previstas”, lê-se no comunicado emitido pelo Governo. 

Após o plenário de trabalhadores realizado este domingo em Aveiras de Cima, o presidente o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Francisco São Bento, anunciou o fim da greve dos camionistas. A paralisão durou cerca de uma semana. 

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e Habitação, adiantou que a reunião anunciada na passada sexta-feira, pelo SNMMP, com vista a iniciar as negociações com a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram), deve acontecer esta terça-feira em Lisboa. 

O sindicato ameaçou ainda poder vir a  convocar greves às “horas extraordinárias, fins de semana e feriados”, caso a associação que representa os patrões demonstre uma “postura intransigente” durante a reunião. 

Com o término da crise energética, os postos abrangidos pela Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) “passam a constituir postos de abastecimento de combustíveis não exclusivos”, explica o Governo no comunicado.

Segundo o primeiro-ministro António Costa, citado no mesmo documento, espera-se que o abastecimento fique normalizado nos “próximos dois a três dias”, referiu em declarações prestadas após uma reunião na Entidade Nacional para o Setor Energético, posterior ao anuncio de desconvocação da greve.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *