Compras de supermercado são próximo alvo para entregas da Uber Eats
Os resultados financeiros da Uber revelados na última semana mostram uma perda de 5,2 mil milhões de dólares devido diretamente às suas operações. Este é o valor mais elevado alguma vez apresentado pela multinacional norte-americana em termos de perdas operacionais, estando relacionado com testes de novos serviços e parcerias que a Uber Eats tem levado a cabo por todo o mundo.
De acordo com o Financial Times, a empresa quer aproveitar oportunidades “locais” para os serviços online, passando a realizar entregas não só a partir de restaurantes como também de estabelecimentos de retalho alimentar, incluindo supermercados. “A Uber Eats é, por um lado, um serviço de entrega a partir de restaurantes. Por outro, solucionamos problemas relacionados com o jantar dos consumidores. Se pensarmos assim, restaurantes e supermercados servem as mesmas necessidades”, disse durante uma entrevista Jason Droege, líder da Uber Eats, citado pelo mesmo jornal.
Com uma rede de quatro milhões de condutores, a Uber Eats tem avançado com experiências de operações de entrega junto do retalho alimentar. Na Europa, garante o Financial Times, a Uber está em conversações com retalhistas como a britânica Sainsbury’s, visando a entrega de refeições preparadas, além das habituais compras de supermercado. O mesmo acontece na América do Norte.
Já em Sydney (Austrália), a empresa levou a cabo no início do ano um projeto-piloto em parceria com um supermercado local da cadeia Coles. “Os negócios que operam localmente estão a perceber que o e-commerce é ou pode ser um canal eficaz. As conversas com alguns potenciais parceiros têm-nos encorajado no sentido de trabalharmos em conjunto para os trazermos para o online”, concluiu o responsável da Uber Eats.
Outras experiências envolveram gigantes do grande consumo, como a Nestlé e a Unilever, para as quais a Uber Eats procedeu à entrega de “packs” de café, gelado e artigos para bebé, em países como Bélgica ou Brasil.
Segundo os resultados trimestrais da Uber, a divisão de entregas de comida (Eats) registou um crescimento de 72% face ao segundo trimestre de 2018, para uma faturação de 595 milhões de dólares. O impulso contrasta com a subida de 14% observada pela Uber, em termos globais, para os 3 166 milhões de dólares.
Com os restaurantes registados a atingirem os 320 mil, a plataforma da Uber Eats nota neste último trimestre um aumento de 140% dos utilizadores ativos mensais, comparando com o ano transato.