Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

LetterOne chega (finalmente) a acordo com a banca e salva grupo DIA

Por a 26 de Junho de 2019 as 8:07

fridmanO fundo controlado por Mikhail Fridman, Letterone, e os 17 credores do grupo DIA chegaram a um acordo de refinanciamento da dívida, que assegura a liquidez de 770 milhões de euros à cadeia de retalho dona do Minipreço, que obtém, de imediato, uma injeção de capital de pelo menos 500 milhões de euros.

A LetterOne chegou a acordo com os credores sobre a possibilidade de obter novas linhas de financiamento até um valor de 280 milhões de euros, tendo sido obtidos compromissos vinculativos num montante total de 270,8 milhões de euros, segundo informação veiculada à entidade reguladora dos mercados em Espanha.

O novo financiamento é composto por uma linha de 200 milhões de euros com vencimento a três anos e por uma linha complementar de 80 milhões de euros com vencimento a um ano.  Estes 80 milhões de euros servirão para financiar insuficiências do capital circulante do grupo DIA.

O fundo e o conjunto de credores concordaram em propor em assembleia-geral de acionistas do DIA um aumento de capital adicional de 100 milhões sobre os 500 milhões de euros inicialmente previstos. Os capitais injetados serão então de 600 milhões de euros. Sobre este aspeto, a LetterOne já informou a companhia de que votará favoravelmente este acordo, exercendo o direito de subscrição preferencial na proporção do seu capital social na companhia e que assegurará parcialmente o aumento de capital.

A LetterOne informou ainda que antecipará fundos ao grupo DIA até serem atingidos 490 milhões de euros, os quais serão obtidos através de pelo menos um empréstimo.

O financiamento do grupo passará por um aumento de capital até 600 milhões de euros, dos quais 500 milhões serão assegurados pela LetterOne, por 200 milhões de euros através de um empréstimo assegurado pela LetterOne e por 71 milhões de euros dos atuais credores.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *