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Valores de sustentabilidade nos bens de grande consumo ainda estão aquém do esperado

Por a 22 de Maio de 2019 as 17:04

bens de grande consumoSustentabilidade ambiental é uma das palavras de ordem quando se fala bens de grande consumo. Mas o discurso ainda fica aquém da realidade quando se trata de os consumidores olharem para os produtos que lhes são oferecidos, já que apenas 5% das inovações no setor do grande consumo têm em conta valores sustentáveis, a exemplo do caráter 100% natural e orgânico dos produtos, segundo um estudo da Nielsen.

“Esta preocupação social revela-se essencial para as novas gerações. Deste modo, 8 em cada 10 millennials e jovens da Geração Z consideram que é bastante importante que as marcas implementem estratégias para melhorar o meio ambiente. O desafio para o mercado é conseguir que esses valores sejam incorporados nos processos de inovação de produto, fazendo com que, na hora de decidir o que comprar, a sustentabilidade e o seu impacto na sociedade sejam drivers de escolha da marca”, analisa Cristina Rojo, diretora de inovação da Nielsen

O documento indica ainda que, quando os produtos e as embalagens têm vantagens como a conveniência, a facilidade de utilização e eficácia, a probabilidade de o consumidor optar por uma marca de um produto com essas caraterísticas aumenta três vezes.

Ainda em relação às embalagens, a análise aponta que a principal preocupação para 63% dos consumidores é que estes sejam capazes de proteger o produto. Mais de metade dos consumidores, 57%, considera, por outro lado, que a facilidade de abertura, ser reciclável e respeitar o meio ambiente são outros dos fatores a ter em consideração. “A conclusão é que a sustentabilidade é valorizada desde que sejam asseguradas outras premissas relacionadas com a experiência de utilização do produto”, indica a Nielsen.

E as embalagens são, sem dúvida, cada vez mais importantes para as marcas comunicarem os seus valores e contarem a sua história. O que é valorizado pelos consumidores. A consultora avança que 65% das vendas associadas à sustentabilidade resultam da comunicação dos valores de algumas marcas.

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