Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Sistema portuário com desempenho positivo no primeiro trimestre de 2019

Por a 17 de Maio de 2019 as 12:06

Porto-de-leixõesOs portos do continente movimentaram, nos primeiros três meses do ano, 22,7 milhões de toneladas de carga, mais 725 mil toneladas face a igual período de 2018. O porto de Leixões surge em destaque por conseguir a melhor subida de sempre em termos homólogos, que foi de 5,3%, segundo números avançados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

Mas não foi apenas o porto de Leixões o responsável por este crescimento. O porto Sines contribuiu igualmente com uma subida homóloga de 5,8%.

Em termos de quota de mercado, o porto de Sines continua na liderança, com 51,6%. Segue-se o porto de Leixões com uma quota de 20,5%. O porto de Lisboa tem uma quota de mercado de 11,9%.

A carga contentorizada, com mais 793 mil toneladas, os produtos petrolíferos, com mais 446 mil toneladas, os outros granéis líquidos, com mais 134 mil toneladas, e a carga fracionada, com mais 105 mil toneladas, deram o maior contributo para a subida do desempenho dos portos continentais.

Analisando o segmento dos contentores, o sistema portuário movimentou nos primeiros três meses do ano um volume que ultrapassa os 755 mil TEU, o que representa um crescimento homólogo de 12,7% face a igual período de 2018.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *