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Sonae MC com lucro de 10 milhões de euros e volume de negócios histórico

Por a 16 de Maio de 2019 as 12:31

 

Continente_loja_A Sonae MC terminou o primeiro trimestre de 2019 com um resultado líquido de 10 milhões de euros, um crescimento de 27,7% face ao período homólogo de 2018.

Apresentando a partir do primeiro trimestre as contas segundo a norma contabilística IFRS 16, a unidade de retalho alimentar da Sonae vê-se afetada na “apresentação global da demonstração de resultados, pela substituição de encargos com rendas por amortizações (do direito de uso do ativo) e juros (do passivo de locação)”, refere a Sonae MC em comunicado enviado à CMVM.

O volume de negócios foi impulsionado em 7,4%, tendo a empresa terminado os primeiros três meses do ano com um volume de negócios de 1.048 milhões de euros. “Com um desempenho favorável das receitas e uma evolução sólida dos resultados, registamos um início de ano auspicioso, num contexto de mercado que se manteve competitivo. A nossa agenda de crescimento prosseguiu o rumo definido, beneficiando de mais um trimestre de vendas positivas no universo comparável de lojas, bem como da contribuição proveniente de novas unidades de retalho, deixando-nos novamente orgulhosos com o dinamismo do negócio”, refere Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.

O volume de negócios foi alavancado pela evolução positiva das vendas comparadas no primeiro trimestre. “Excluindo o efeito da Páscoa, todos os formatos apresentaram um crescimento LFL (like-for-like) favorável. Adicionalmente, é de destacar o desempenho do canal online, que registou um crescimento de dois dígitos em vendas”, destaca a demonstração de resultados da empresa.

A abertura de 14 novas lojas, que correspondem a mais de oito mil metros quadrados de área adicional, também contribuiu para o desempenho do volume de negócios, sucedendo o mesmo com a conclusão da aquisição da Arenal. Neste último caso, a Sonae pretende reforçar a sua posição no segmento da saúde e do bem-estar, sendo este classificado como um dos pilares do desenvolvimento estratégico.

Os hipermercados terminaram o primeiro trimestre do ano com um volume de negócios de 369 milhões de euros, um recuo homólogo de 0,6% e de 0,5% em vendas comparadas. Os supermercados, por seu turno, faturaram, 497 milhões de euros, um crescimento homólogo de 5,8% e aumento das vendas comparadas de 1,3%. Os outros negócios da Sonae MC registaram um volume de vendas de 182 milhões de euros, o que traduz um crescimento homólogo de 35,5%.

O EBITDA subjacente da Sonae MC foi de 81 milhões de euros, o que traduz um crescimento homólogo de 8,1%.

A empresa, ao longo dos primeiros três meses do ano, investiu 131 milhões de euros, “dos quais 82 milhões de euros respeitam a aquisições, incluindo a Arenal, e também a Dr. Well’s e a Skinerie”. A Arenal foi adquirida em 60%.

 

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