Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Paulo Azevedo: “Há lojas que não chegamos a abrir por falta de pessoas qualificadas”

Por a 13 de Maio de 2019 as 18:01

Paulo Azevedo (1024x681)A Sonae MC entregou diplomas de qualificação a 277 colaboradores das áreas de retalho, numa cerimónia que decorreu na tarde desta segunda-feira, em Lisboa. A empresa estabeleceu como meta aumentar em 5% o nível de formação dos seus colaboradores até 2020.

À margem da cerimónia, Paulo Azevedo, presidente do conselho de administração da Sonae,  disse aos jornalistas que, só na divisão de retalho alimentar do grupo, há mais 13 mil colaboradores com escolaridade inferior ao 12º. ano. “Há lojas que não chegamos a abrir por falta de pessoas qualificadas”, conta.

“Portugal tem um desafio especial. Se queremos ser dos países mais desenvolvidos, temos de ser tão bons como os melhores nas áreas de ponta. E nós temos um défice em grau de formação da população em relação aos melhores. Por isso, só temos uma solução: fazer tudo ao mesmo tempo”.

E é possível fazer tudo ao mesmo tempo? “Na Sonae acreditamos muito que sim. E a história tem-nos dado razão. O que não quer dizer que o caminho não seja difícil. Temos desde qualificações de formação académica a qualificações profissionais, cursos específicos nos politécnicos para todas as áreas onde falta gente: sistemas de informação, audiologia, optometria e talhos”.

Atualmente, a Sonae tem 1400 funcionários inscritos no Programa Qualifica. “Temos, por isso, esperança que isto comece a ganhar volume. Uma das razões que nos leva a celebrar isto é incentivar mais pessoas a inscreverem-se. Em particular no retalho, não só porque é uma atividade que tem muita gente, como é uma atividade que acaba por dar oportunidades a pessoas que têm poucas qualificações de aprenderem profissões e técnicas muito específicas”, sublinha Paulo Azevedo.

Sobre os desafios a que se propôs nas novas funções, Paulo Azevedo revela que a sua principal dedicação continuará a ser a Sonae. “Espero arranjar maneira de não chatear de mais os executivos. Uma das áreas às quais me tenho dedicado um bocadinho são as áreas de filantropia, com maior empenho na área da biodiversidade, conservação e desenvolvimento, que também são as áreas nas quais a minha mulher trabalha e será simpático poder trabalhar com ela”.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *