Homepage Newsletter Produção

Volume de negócios da indústria sofre quebra de 2,5% em março

Por a 9 de Maio de 2019 as 12:03

industriaO volume de negócios na indústria sofreu uma quebra homóloga de 2,5% em março, tendo tido uma taxa mais baixa em 2,8 pontos percentuais em relação ao mês de fevereiro, informa o Instituto Nacional de Estatística.

Não contando com o agrupamento energia, o volume de negócios aumentou 0,6%. “Note-se que, em 2019, o Carnaval foi em março (tinha sido em fevereiro no ano anterior), podendo influenciar os resultados obtidos”, refere o INE.

O índice de vendas para o mercado nacional fez aumentar a queda homóloga em quatro pontos percentuais para 5%. “O principal contributo para a variação do índice total foi dado pelo agrupamento de energia (-3,0 p.p.), que acentuou a redução homóloga em 4,0 p.p., fixando-se a sua variação em -12,7% em março. Os bens de consumo contribuíram com -0,6 p.p., em resultado da redução de 2,3%”, continua o documento do INE.

“Os agrupamentos de bens de investimento e de bens intermédios registaram crescimentos de 5,4% e 0,5% (7,2% e 3,8% em fevereiro, pela mesma ordem), contribuindo conjuntamente com 1,1 p.p. para a variação do índice total”, acrescenta o documento

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *