Data Center Homepage Newsletter

Volume de negócios no retalho cresce a reboque do turismo

Por a 6 de Maio de 2019 as 15:21

retalhoO volume de negócios do comércio a retalho cresceu 3,9% em 2018, descendo 0,2 pontos percentuais em relação a 2017, avança a consultora imobiliária Savills Portugal.

A mesma fonte adianta que, desde 2013, o volume de vendas do comércio a retalho em Portugal registou um crescimento de 73%, o que reflete a “recuperação da confiança dos consumidores”.

“O mercado de retalho voltou a ser marcado pelo dinamismo do comércio de rua, que tem registado uma evolução sólida e crescente, atraindo diariamente novos retalhistas e promovendo a abertura de novos conceitos que em muito têm contribuído para a transformação dos principais centros urbanos”, refere Cristina Cristóvão, director retail department da Savills Portugal.

Segundo a consultora, Lisboa e Porto são as cidades onde o crescimento do comércio de rua é notório, o que se fica a dever ao forte fluxo turístico existente nas duas cidades. Este “tem alimentado a procura de mercado e a entrada de novos retalhistas nacionais e internacionais, não demonstrando sinais de abrandamento”, realça o documento.

Recolhendo uma amostra de 231 novas lojas de rua em Lisboa, a consultora avança que 75% dizem respeito aos setores da restauração e alimentação. My Auchan, Padaria Portuguesa, Selfish, Loja das Conservas, A Cantina do Zé Avillez, CrossFit Move on são as marcas que surgem destacadas no plano das novas aberturas.

A zona do Chiado registou rendas a rondar os 140 euros por metros quadrados por mês, enquanto a zona da baixa de Lisboa teve rendas de 130 euros por metros quadrados por mês.

Eleven Lab Concept, Brasileira, Bae, Hagen Dazs e Gossy foram as marcas em destaque no Porto em termos de novas lojas. “O Porto tem registado uma elevada procura muito direcionada também para os setores da restauração e moda, muito impulsionados pelo aumento do turismo na cidade e por uma atividade mais dinâmica de promoção de novos projetos imobiliários que trazem mais habitantes e trabalhadores ao centro da cidade”, termina o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *