Homepage Logística Newsletter

“Os objetivos passam por ser líder de mercado do vidro de embalagem”

Por a 22 de Março de 2019 as 9:36
Cristina Nobre - Verallia Portugal (1)

Cristina Nobre - Verallia Portugal (1)Em entrevista ao Hipersuper, Cristina Nobre, responsável de marketing e comunicação externa da Verallia Portugal, faz um ponto da situação da atividade da empresa, das práticas para minorar o impacto ambiental e traça como objetivo atingir a liderança no setor do vidro de embalagem

 Quais são as características que os consumidores mais valorizam nas embalagens?

Passam pela segurança alimentar, pela qualidade, pela reutilização e proteção ambiental, pela vertente prática e ergonómica e também pela inovação. O cliente está informado, e sabe o que procura, sabe o que necessita. Na área do vidro de embalagem, os clientes estão sensibilizados para as características intrínsecas do vidro e das suas vantagens relativamente à conservação dos alimentos e bebidas.

O ambiente é um tema que continua na ordem do dia. Que soluções de embalagens têm oferecido ao mercado com menor impacto ambiental?

Na área do vidro de embalagem, sabemos que o vidro é um material reciclável até ao infinito, a melhor opção para alimentos e bebidas.  O vidro é um material ecológico e feito de minerais naturais, como areia e calcário. O vidro é saudável e protetor, inerte e impermeável, não interfere com o seu conteúdo, nem altera o sabor, cheiro ou composição e assegura uma ótima conservação. O vidro acrescenta valor ao seu interior, é transparente e está disponível numa variedade de cores e formas. Em 2009, a Verallia lançou para o mercado a gama ECOVA, que veio reforçar o empenho em preservar o planeta, e proteção ambiental. Com o fabrico das garrafas da gama ECOVA reduzimos as emissões de CO2 e otimizamos os transportes. A empresa foi pioneira no lançamento da gama ECOVA, tornando-se uma forte vantagem competitiva, cujo objetivo é de sensibilizar o consumidor que se trata de uma cadeia de valores que vai desde a produção até ao consumidor final.

Que investimentos têm feito para desenvolver soluções mais sustentáveis ambientalmente?

A Verallia é uma empresa comprometida nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, promove a economia circular e melhora a pegada ecológica, bem como, contribui para o desenvolvimento social e económico das comunidades locais, protege e desenvolve o seu capital humano. Na sua promoção da economia circular e melhoria do impacte ambiental, a Verallia propõe produtos Eco-concebidos, gama ECOVA, e acompanha os seus clientes na redução dos impactes ambientais dos seus produtos. Desde 2009, cerca de 17 mil milhões de garrafas eco-concebidas ECOVA foram produzidas no mundo. A Verallia também tem, no âmbito do programa Verallia Industrial Management (VIM) – ferramenta de gestão que tem como base a otimização industrial e a partilha de boas práticas -, ações para reduzir o consumo de energia e das emissões de gás com efeito de estufa, ações para otimizar a utilização do casco, redução do consumo de água e dos resíduos industriais.

Como estão a incentivar os clientes a adotarem soluções de embalagens que causem menores impactos ambientais?

Os clientes já conhecem a gama ECOVA deste 2009, sabem que a Verallia tem diversas ações em prol do meio ambiente e eles próprios estão sensibilizados para as questões ambientais, a escolha da Verallia torna-se a opção certa. Por exemplo, uma das mais recentes ações: “Garrafita vai às Escolas” leva através de um jogo didático e de uma mascote, aos alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, valores sociais que se estendem desde a fábrica até ao espaço comunitário, focados na segurança, no meio-ambiente, no bem-estar, na saúde e na comunicação transparente.

Que tendências estão a ser implementadas ao nível da tecnologia?

A nível tecnológico a Verallia procura estar lado a lado dos seus 10.000 clientes que tem pelo mundo com os melhores produtos. Uma das nossas maiores forças é de ter o know-how internacional e a proximidade de um parceiro local em que a parceria faz, realmente, toda a diferença. A Verallia tem um know-how único em termos de tratamento de casco que potencia toda a economia circular e desenvolvimento sustentável. A Verallia tem, igualmente, um benchmark de inovação e design com: uma oferta diversificada de produtos, a gama premium da Verallia – a Selective Line, uma vasta gama de técnicas de acabamentos e concurso de design que aproximam a área industrial às universidades. De sublinhar, igualmente, as instalações industriais modernas devidas a investimentos em novas infraestruturas e máquinas nos últimos anos.

Que preocupações têm na produção de embalagens em transmitir os valores dos vossos clientes?

Em tudo o que faz, tanto internamente com os seus colaboradores como em ações externas com os seus clientes, a Verallia procura, sempre, passar os seus valores e comunicar a sua missão e objetivos, de maneira a que haja uma verdadeira comunicação transparente. Assim, os valores passam pela atenção aos clientes, o respeito pelas pessoas, pelas leis e pelo ambiente, a responsabilização, capacitação e o espírito de equipa. Quanto aos objetivos da Verallia, a nível internacional, estes passam por ser líder de mercado do vidro de embalagem, com o melhor desempenho industrial do segmento, alcançando resultados financeiros excecionais e desenvolvendo diversidade e equipas talentosas.

Que perspetivas têm para 2019?

Em 2019, as perspetivas da Verallia são de continuar a estar lado a lado dos seus clientes, lançar no mercado novos produtos, negócios e oportunidades. O compromisso da Verallia com as pessoas, com os valores humanos, a segurança, a qualidade e com o meio ambiente são fonte de motivação para todos os clientes, colaboradores e parceiros e são para manter. O crescimento assenta na partilha de valores corporativos, sociais e ambientais, aliando o espírito de pertença corporativa e responsabilidade para com a comunidade envolvente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *