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Pingo Doce faz acordo com CUF para sensibilizar portugueses a reduzirem consumo de sal

Por a 28 de Janeiro de 2019 as 15:16
Pedro Soares dos Santos, presidente grupo Jerónimo Martins

Pedro Soares dos Santos, presidente grupo Jerónimo Martins

O Pingo Doce estabeleceu um acordo com a CUF para a criação do programa “Menos Sal Portugal”, com o objetivo de sensibilizar os consumidores portugueses a reduzirem o consumo de sal.

“Temos a noção que no futuro, nesta nova juventude, os ingredientes são importantes nos nossos produtos de marca própria. Já temos sopas sem sal nos nossos take-away, já temos muitos produtos com menos sal.  São produtos sem grandes vendas, mas no futuro vão ter”, referiu Pedro Soares dos Santos, CEO da Jerónimo Martins.

O objetivo do programa passa por reduzir para metade a dose diária de sal consumida pelos portugueses. Neste momento, os consumidores portugueses consomem o dobro da dose diária de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é de cinco gramas. O programa inicia-se com a realização de um estudo, onde participarão 500 voluntários, coordenado pelos investigadores Conceição Calhau e Jorge Polónia.

Por isso, o CEO do Pingo Doce disse que o grupo tem a “obrigação de educar e sensibilizar a população”. “Retirámos 70 toneladas de sal nos últimos oito ou nove anos nos nossos produtos de marca própria. Mas não se pode tirar de um dia para o outro porque as pessoas deixam de consumir. Tem de se ir ajustando, para que as pessoas vão percebendo o que vai acontecer.”, referiu Pedro Soares dos Santos, à margem da apresentação.

Soares dos Santos anunciou ainda que, em três ou quatro anos, as vendas de produtos sem glúten duplicaram, as de produtos sem lactose triplicaram e as vendas de produtos biológicos quadruplicaram.

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