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A estratégia da marca de café Belmio para conquistar os retalhistas portugueses

Por a 30 de Novembro de 2018 as 15:10

BelmioA Belmio já conquistou consumidores de 50 países e está agora a piscar o olho às famílias portuguesas. É uma aposta da distribuidora Ancora Foods que vê Portugal, a prazo, como um dos mercados principais para a marca belga de café

Presente em mais de 50 países, a marca belga de café Belmio chega ao mercado português pela mão da distribuidora Ancora Foods. A variedade e a qualidade dos blends da marca compatível com as máquinas de café da Nespresso, assim como o material da cápsula – alumínio – são, de acordo com João Pedro Freire, country manager da Ancora Foods, um aporte de valor acrescido que a marca traz ao mercado português. “Existe já bastante oferta de cápsulas de café compatíveis com máquinas da Nespresso em Portugal. No entanto, são, na sua grande maioria, cápsulas de plástico que não garantem a melhor conservação das características do café”, garante João Pedro Freire, acrescentando que “o alumínio protege contra o oxigénio, a luz e a humidade, garantindo a manutenção plena dos sabores autênticos do café expresso”.

Desta forma, o primeiro passo do plano estratégico de desenvolvimento da nova marca no mercado português é dar a conhecer as suas características diferenciadoras. “Nesta primeira fase de lançamento, estamos a dar a conhecer a marca e, sobretudo, a qualidade dos seus blends, aos decisores da área de compra das diversas cadeias de retalho”, conta João Pedro Freire. “Posteriormente, iremos aprofundar a divulgação da marca em Portugal através de diversas iniciativas”, acrescenta, sem concretizar quais.

Além de serem compatíveis com uma grande parte das máquinas instaladas nos lares portugueses, as cápsulas Belmio têm a vantagem de estarem disponíveis nas lojas às quais os consumidores recorrem com mais frequência, explica o responsável da Ancora Foods. Ou seja, os super e hipermercados. Ao contrário, por exemplo, da Nespresso, que comercializa os produtos exclusivamente através das suas lojas físicas e do canal online. “A nossa prioridade é oferecer um café de qualidade premium, compatível com um grande número de máquinas instaladas no mercado, mas que possa ser adquirido tanto na distribuição moderna, como em lojas mais especializadas”, sublinha.

Cápsulas Belmio 1Gama tem 13 blends

A gama disponível no mercado português é constituída por 13 blends, nove dos quais são café expresso (dois com certificação biológica), três são cafés longos e um descafeinado. A matéria-prima é adquirida “um pouco por todo o mundo”, comenta João Pedro Freire. Os grãos são “cuidadosamente torrados” e “imediatamente embalados, numa fábrica de última geração na Bélgica, um processo no qual o oxigénio não entra em contacto com os grãos, garantido um creme e sabores únicos, a melhor frescura e uma longa vida útil”, detalha.

No que diz respeito ao preço, o responsável adianta que este é “justo para quem é exigente com o café que consome. O preço é absolutamente compatível com a qualidade dos blends, conservados de forma ideal”.

A Belmoca, dona da marca Belmio, nasceu em 2012, mas só quatro anos depois lança as primeiras cápsulas em alumínio compatíveis com as máquinas da Nespresso. “O produtor belga Belmio foi pioneiro na oferta de cápsulas de café compatíveis com máquinas Nespresso”, garante o country manager da Ancora Foods. “Presente em mais de 50 países, os níveis de crescimento da marca são esmagadores, sendo multiplicados a cada ano que passa”, acrescenta.

As expectativas para o mercado português são otimistas. Sem adiantar valores, João Pedro Freire refere que Portugal pode tornar-se um dos principais mercados para a Belmio. “Estamos numa fase de apresentação e lançamento, pelo que qualquer apresentação de números é prematura. Temos, naturalmente, os nossos planos baseados na convicção que, sendo os portugueses consumidores com elevado nível de exigência em relação ao café que bebem, Portugal pode tornar-se um dos principais mercados para a Belmio”, remata.

*Artigo originalmente publicado na edição impressa de novembro do jornal Hipersuper

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