Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Volume de carga movimentada desce 3,8% nos portos portugueses

Por a 28 de Novembro de 2018 as 10:21

Porto-de-SinesOs portos de Portugal Continental registaram entre janeiro e setembro um volume de carga movimentada de cerca de 70,7 milhões de toneladas, uma descida de 3,8% comparativamente a igual período de 2017, ou seja, menos de 2,76 milhões de toneladas, segundo dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

O Porto de Sines, mais uma vez, foi o que mais contribui para este desempenho negativo. Em Sines registaram-se perdas de 1,1 milhões de toneladas no mercado do carvão, de 920 mil toneladas nos produtos petrolíferos e de 548 mil toneladas no petróleo bruto.

Perdas significativas também foram registadas em Lisboa e em Setúbal. O porto de Lisboa e o porto de Setúbal sofreram diminuições de 404 mil toneladas de carga contentorizada e de 222 mil toneladas de carga fracionada, respetivamente.

Em termos de quota de mercado, o porto de Sines mantém a liderança com 51,4% do total da carga movimentada. Este porto teve uma recuperação de 0,5 pontos percentuais relativamente ao mês anterior, mas sofreu uma diminuição de 1,2 pontos percentuais em comparação homóloga.

O Porto de Leixões mantém a segunda posição, tendo uma quota de mercado de 20,5%. O porto de Lisboa tem uma quota de mercado de 12,4%, enquanto Setúbal e Aveiro surgem nas posições seguintes com quotas de 7,1% e de 5,8%, respetivamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *