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Na era da internet, mais de metade das empresas portuguesas está offline

Por a 23 de Outubro de 2018 as 17:29

onlineCerca de 60% das empresas portuguesas ainda não tem uma presença na Internet, conclui um estudo encomendado pela Acepi à consultora IDC, cujas principais conclusões foram apresentadas esta manhã no Portugal Digital Summit’18, um evento organizado pela Associação da Economia Digital, a decorrer hoje e amanhã em Lisboa.

“As empresas que ainda não estão na Internet são empresas com menos de 10 trabalhadores. Este é um um dos grande desafios para Portugal”, considerou Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da Acepi, na apresentação das conclusões do estudo.

Para trazer novas empresas para os canais digitais, a Acepi lançou, em parceria com a Confederação do Comércio e Serviços em Portugal, o programa “Comércio Digital”, que visa dotar cerca de 50 mil pequenas e médias empresas de uma presença online. O programa tem ainda a missão de ajudar as empresas a incorporar a tecnologia nos seus modelos de negócio e a aceder a novos mercados.

Um outro estudo da IDC, que será divulgado no próximo mês e que aponta as previsões da consultora para os próximos anos, prevê que 63% da economia portuguesa será digital em 2021, adiantou Gabriel Coimbra, country manager da IDC em Portugal.

De acordo com o estudo feito para a Acepi, um quarto das empresas portuguesas indica ter já iniciativas de transformação digital alinhadas em todo ou em parte com a sua estratégia empresarial. A prioridades das empresas portuguesas em termos adoção tecnológica são a mobilidade, a cibersegurança e os serviços clould.

Quando investem em tecnologia, as empresas estão a pensar sobretudo no lançamento de inovação, desenvolvimento de novos produtos e nos processos de relacionamento com os clientes.

Um total de 26% do orçamento de marketing das empresas portuguesas é destinado ao canal digital.

Perfil do e-shopper português

Um total de 35% dos portugueses fizeram compras online no ano passado.  Os computadores são ainda os dipositivos mais utilizados pelos portugueses para fazer compras online, mas os equipamentos móveis estão a crescer. A transferência bancária e a referência multibanco estão entre os métodos de pagamento mais populares em Portugal.

 

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