FMCG Homepage Newsletter

Produtos de marca estimulam crescimento dos bens de grande consumo em agosto

Por a 10 de Outubro de 2018 as 14:45

bens de grande consumoAs vendas de bens de grande consumo cresceram 3,3% no canal alimentar na quadrissemana de 13 de agosto a 9 de setembro, segundo os mais recentes dados da consultora Nielsen.

O desempenho positivo, em cima de um período homólogo que cresceu 4,5%, deve-se sobretudo à performance dos produtos de marca. “As marcas de fabricante continuam dinâmicas, aumentando 4,2%. As marcas de distribuição, que no período homólogo cresciam ao ritmo das marcas de fabricante, crescem agora 1,4%”, revela a consultora.

Na análise por categorias, são as bebidas que se destacam em evolução de vendas. “Coincidindo com semanas de muito calor, este foi um período muito positivo para as bebidas, que foram a categoria mais dinâmica, crescendo 6,2% sobre um período homólogo que já tinha aumentado 7%”, explica a Nielsen. Nesta categoria em particular, o crescimento das marcas de distribuição (6,7%) está em linha com o das marcas de fabricante (6,1%).

As vendas de produtos de alimentação subiram, por sua vez, 2,7% nesta quadrissemana, face ao período homólogo. “Este dinamismo é suportado especialmente pelas marcas de fabricante, que aumentam 4,1%, enquanto as marcas de distribuição se mantêm estáveis (+0,4%)”, acrescenta a Nielsen.

Nas categorias de higiene são os produtos de limpeza do lar que lideram os aumentos nas vendas no período em análise pela Nielsen. “A higiene do lar apresenta o maior crescimento desde o início do ano, aumentando 4,6% versus o período homólogo”, revela a consultora. Nestes produtos também são as marcas de fabricante que lideram o crescimento.

Por último, na categoria de higiene pessoal as vendas revelam estabilidade neste período, com um aumento de 0,5%. “Esta é a única categoria em que as marcas da distribuição apresentam uma clara vantagem, aumentando 2,9% versus um ligeiro decréscimo das marcas de fabricante”, remata a Nielsen.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *