Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Faturação dos operadores logísticos deverá crescer 3,7% para 555 milhões em 2018

Por a 17 de Setembro de 2018 as 12:21

logistica_#O volume de negócios do setor português de operadores logísticos registou 535 milhões de euros em 2017, o que representa um crescimento de 4,3% face ao ano anterior, segundo um estudo da Informa D&B.

Este ano, as receitas decorrentes das atividades de armazenagem, transporte e distribuição de mercadorias deverá alcançar 555 milhões de euros, prevê a empresa de estudos de mercado.

Novos serviços de maior valor acrescentado, comércio eletrónico e internacionalização da atividade das empresas portuguesas são os principais fatores a contribuir para o crescimento do setor.

“Apesar da recuperação da procura, as empresas enfrentam uma forte concorrência de preços para manterem as suas quotas de mercado, o que afeta a rendibilidade setorial. Em 2017, esta tendência acentuou-se, pelo que o aumento dos preços dos combustíveis reforçou a pressão sobre as margens dos operadores”, alerta o estudo.

O setor carateriza-se pelo “elevado grau de concentração” da oferta, apesar de nos últimos anos terem nascido novas empresas de pequena dimensão. Os cinco principais operadores geraram 39% do volume de negócios global em 2017, revela a mesma fonte.

No final de 2017, 80 operadores logísticos tinham atividade em Portugal, os quais geriam 230 armazéns, mais de metade localizados em Lisboa e no Porto. A quota de mercado dos dez principais operadores logísticos é de 55%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *