Homepage Newsletter Ponto de Venda

Apoio à agricultura e comércio Bio na Internet

Por a 24 de Agosto de 2018 as 11:21

plan-a-farmA Plan-a-Farm está a construir uma plataforma na Internet para apoiar a produção e o comércio de produtos biológicos. A plataforma relaciona-se, neste momento, com cerca de 80 produtores biológicos e dez pontos de venda. “A plataforma está a divulgar e a incentivar este tipo de produtos, mostrando que há procura no mercado que não está a ser satisfeita”, refere Daniel Emídio, CEO e fundador da .

A missão que a Plan-a-Farm pretende incutir nesta área tem em vista ultrapassar os obstáculos que impedem o crescimento da produção. “Entendendo quais são os principais obstáculos para os produtores produzirem ou se converterem a este modo de produção poderemos trabalhar no sentido de dar apoio nesses aspetos específicos e contribuir para a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica”, menciona o responsável.

Daniel Emídio exemplifica ainda as dificuldades que os agricultores sentem. “No Simpósio de Agricultura Biológica, em Santarém em março, muitos produtores referiram que têm dificuldade na aquisição de fatores de produção, por muitos ainda não estarem homologados em Portugal, o que é uma desvantagem na hora de competir”, refere. E acrescenta: “A falta de apoio na investigação e divulgação de informação foram outros constrangimentos apontados e, pelo contacto com vários produtores, consideramos que deveriam existir incentivos à conversão para a agricultura biológica ou, pelo menos, apoios durante o período de conversão, uma vez que os produtos são vendidos como convencionais, mesmo havendo aumento dos custos que levam a perdas de lucro”.

O responsável aponta ainda a falta da organização do ponto de venda como um dos constrangimentos: “Não estamos muito familiarizados com a produção animal, mas pelas conversas com produtores entendemos que existem muitas dificuldades na venda e preparação dos animais, levando a que muitas pessoas mesmo tendo todo ou quase todo o processo de crescimento em modo biológico acabam por vender a carne como convencional. Isto não deveria de acontecer, não estamos a incentivar as pessoas que querem fornecer produtos de qualidade a quem os procura e está disposto a pagar por ele”.

O fundador da Plan-a-Farm lamenta ainda mais estes constrangimentos quando assume que o potencial da agricultura biológica em Portugal é enorme. “Temos terra, pessoas a quererem voltar ao meio rural e dedicarem-se à agricultura e consumidores cada vez mais conscientes e preocupados com a sua saúde e o meio ambiente. Quase todas as semanas abre uma loja nova no país, com maior ou menor enfoque nos produtos saudáveis e biológicos, há procura pelos consumidores e a produção também tem vindo a aumentar”, refere.

Por isso mesmo, a plataforma quer contribuir para ultrapassar as dificuldades existentes em Portugal. “Potenciar a venda destes produtos é exatamente o objetivo da plataforma. Após identificarmos todos os produtores, e estes poderem colocar os seus produtos online, qualquer interessado pode encontrá-los navegando na nossa plataforma. Queremos divulgar este modo de produção e apoiar os produtores e locais de venda. Queremos que os consumidores os encontrem perto de si e que os preços se tornem mais acessíveis para todos, estimulando o consumo dos produtos nacionais e locais”, finaliza.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *