O que pode ler na edição impressa de julho do Jornal Hipersuper
Conheça os temas em destaque na edição impressa de julho do Jornal Hipersuper
DESTAQUE
O que fazer com o plástico?
Com o tema do plástico na agenda dos políticos, empresas, indústria e sociedade civil, fomos saber as propostas de cada uma destas entidades para a utilização inteligente deste material.
DISTRIBUIÇÃO
A loja eficiente que a Mercadona vai trazer para Portugal
A Mercadona vai abrir quatro lojas em Portugal em 2019. São supermercados de nova geração da cadeia de retalho espanhola. Fomos a Madrid conhecer a loja eficiente que a cadeia espanhola vai trazer para Portugal.
DISTRIBUIÇÃO
O Steve Jobs do café que criou uma marca universal
Howard Schultz abandonou o cargo de executive chairman da Starbucks no final do último mês. Em mais de três décadas, o antigo CEO da companhia revolucionou o negócio do café.
DISTRIBUIÇÃO
eNeNe: A embaixada do savoir faire português
A primeira insígnia portuguesa de moda e luxo abriu uma concept store em Paris. Em 2021 pretende replicar o conceito na China
DISTRIBUIÇÃO
O que os assistentes virtuais podem fazer pelos retalhistas?
Ainda não há muitos retalhistas a usar chatbots. Mas estes podem melhorar a satisfação do cliente, reduzir custos e aumentar as vendas, dizem os especialistas
DISTRIBUIÇÃO
O shopping na sala de estar
Depois de conquistar os portugueses com a entrega de refeições em casa, a plataforma de tcommerce yubuy pensa agora na internacionalização e em novas formas de obter receita
FMCG
Especial conservas e enlatados
Do século XiX para o mundo. O setor conserveiro no século XXI
Dados do setor das conservas de peixe indicam a vertente exportadora das empresas. Os produtores aumentaram as exportações em 2017. A inovação, o lançamento de novos produtos e a modernização da produção são os pilares do desenvolvimento atual da indústria
A revitalização gourmet do setor conserveiro
A Comur abriu em 2016 duas lojas de conservas em Lisboa. Em dezembro do ano passado, a empresa criou uma loja na Rua da Prata, em Lisboa, com uma coleção de 17 variedades de pescado. A empresa pretende alargar o público alvo lançando ainda mais produtos
Diversificação de produtos faz aumentar valor de mercado
No retalho, a indústria salsicheira em conserva vendeu menos em quantidade em 2017. Mas aumentou o valor das suas vendas. As empresas e respetivas marcas estão a apostar em produtos com menos sal e menos gordura. A diferenciação é a estratégia para aumentar a faturação
Especial congelados
Sobe preço médio dos congelados
As vendas caíram 7% nos congelados no último ano. Com um preço médio mais elevado, peixe e marisco parecem saltar com menos frequência para a cesta de compras dos portugueses
LOGÍSTICA
Chronopost entra na distribuição alimentar em 2019
A empresa vai apostar na distribuição de perecíveis. O novo serviço conta com uma frota própria de transporte e estará operacional em 2019
DIGITAL
O robô que faz as tarefas rotineiras
O robô de software que a bwd trouxe para Portugal liberta as empresas das tarefas rotineiras. Adotado pela Spar na área de contas a pagar, conseguiu reduzir erros e aumentar eficiência
OPINIÃO
Transformar dados em conhecimento e inteligência
Opinião de Luis Reto, retail lead do SAS Portugal
Data Center
Frescos, entre o saudável e o conveniente.
Apenas um terço de distribuição presentes no top 10 de compradores consegue uma perceção positiva acima da média no que diz respeito à qualidade dos frescos presentes nas suas lojas. A análise de Cláudio Silva, expert solutions executive da Kantar Worldpanel
FMCG
Espanhóis rendem-se à doçaria nacional
As vendas em supermercados portugueses e espanhóis representam 70% do volume de negócios da Fabridoce, produtora aveirense de doçaria conventual e de gelados
OPINIÃO
Marcas Próprias de Valor Acrescentado
A opinião de Robertus Lombert, partner da IPLC
PONTO DE VENDA
Ceetrus Investe 550 milhões de euros e diversifica atividade
A Immochan, agora Ceetrus, vai investir 550 milhões de euros em Portugal. A empresa vai canalizar o investimento para dois novos projetos imobiliários, a valorização dos seus ativos e para o retalho.
PONTO DE VENDA
O impacto da entrada da Amazon em Portugal
Em Espanha, a quota de mercado digital aumentou significativamente em 2011. Em Portugal, a entrada da Amazon poderá potenciar as vendas digitais das empresas.
PONTO DE VENDA
A fintech que democratizou as referências multibanco
A tecnológica que fornece referências multibanco partilhadas para empresas tornou-se em abril a primeira fintech portuguesa a atingir um volume de pagamentos acumulado de mil milhões de euros
ENTREVISTA
“O maior desafio é a rentabilidade dos negócios de não retalho”
Cristina Arouca, diretora de research da CBRE, defende que rentabilizar os negócios de não retalho em oposição às lojas de moda, mas geradoras de margem, constitui um dos principais desafios para os proprietários e gestores de conjuntos comerciais