As quatro prioridades dos líderes do retalho mundial
Novos modelos de negócios, menos lojas físicas e o aumento das vendas através de canais próprios são algumas das grandes mudanças que enfrenta o setor do retalho e do consumo.
Neste contexto disruptivo, a KPMG auscultou mais de 500 executivos de empresas mundiais com operação nestes setores. Como vão os CEO priorizar as mudanças para se manterem competitivos?
- Eficiência operacional é uma prioridade para 76% dos líderes digitais. Os líderes das empresas num estado maduro de transformação digital concordam que este deve ser um dos focos nos próximos dois anos, à frente de temas de governance e controlo, pessoas e cultura, do aumento da receita ou da transformação dos negócios;
- Criar disrupção: 88% dos líderes digitais pretendem gerir a sua indústria através da disrupção, em vez de ficarem na expectativa de ver o que acontece;
- Tolerância ao risco: Apenas 17% dos líderes digitais acreditam que a inovação está a ser travada pela aversão pelo risco;
- Duplicar o envolvimento do cliente: quase 80% dos líderes digitais darão prioridade ao cliente para aumentar as receitas, colocando-o no centro do negócio,
“O survey sugere que para ter sucesso num mundo em intensa rutura precisamos de novas formas de colaboração, algo ilustrado pelo crescimento das denominadas empresas-plataforma. No entanto, o que costumava ser um campo de batalha competitivo pode abrir espaço para colaboração, com empresas concorrentes a adotarem lógicas colaborativas”, revelou Peter Freedman, managing director do The Consumer Goods Forum, por ocasião do Forum que teve lugar recentemente em Singapura e onde foi divulgado o trabalho da KPMG.